Nem mesmo o frio, o vento e a chuva fizeram com que os mais de 140 voluntários, entre elas quase 40% crianças, registrassem mais uma etapa histórica para este projeto que emociona ainda mais a cada etapa realizada.
Desta vez foram mobilizadas sete embarcações que transportaram os voluntários, mergulhadores e o lixo retirado na região do Caixa D’aço, local de grande concentração de embarcações de passeio e também de pesca.
Os pontos escolhidos para o mergulho ficaram concentrados abaixo dos restaurantes flutuantes, costões e no trapiche principal dos pescadores. Garrafas de vidro, de plástico, cabos, restos de redes, pneus, panelas e outros foram os objetos mais encontrados por lá. Enquanto pela praia de Porto Belo e restingas no entorno do rio, muito microlixo, além de centenas de bitucas de cigarro, tampinhas plásticas, carteiras de cigarro, latinhas e outros tipos de lixo.
Ao todo foram computados mais de 1,8 tonelada de resíduos nesta etapa, somando a triste marca de 125,5 toneladas de lixo retirada do fundo dos mares, praias e costões desde 2014, quando iniciou o projeto Limpeza dos Mares.
Desta vez o evento fez parte do mês em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza, onde o projeto Limpeza dos Mares foi um expoente deste movimento que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo, também integra as ações.
“Foi uma etapa com muita emoção para os organizadores, que viram o sonho de levar mais crianças a participarem da ação se realizar e ver no rosto de cada uma a satisfação de estar ali participando”, afirma Michele Henrique coordenadora do projeto. “E isso mostra o quanto o projeto que semeamos desde 2014 colhe bons frutos. Concretizá-lo junto às crianças faz parte do princípio fundamental do Limpeza dos Mares” conclui Mané Ferrari presidente da ACATMAR.
O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista.
Nesta edição tem o apoio da Prefeitura da de Porto Belo através da FAMAP – Fundação Municipal do Meio Ambiente, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da Ilha, Medilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, SUN TECH Protetor Solar, Plastkolor, Atacado Vitória, Safety Yachts, Marina Atlântida, Marina Atlântida Jet, Iate Clube de Porto Belo, Bar Caixa D’aço, WN Marina e Morro do Sol hotel e eventos.