Projeto incentiva a reeducação alimentar em adolescentes e idosos

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

 

Por Joni César [PMB]

O projeto “Grupo de Saúde: Blumenau mais leve” pretende incentivar a reeducação alimentar em adolescentes e idosos do município. A iniciativa é da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) com a proposta de reunir grupos para o desenvolvimento de ações que contribuam para uma vida mais saudável.

A meta principal do projeto é fazer com que o próprio indivíduo aprenda a controlar sua saúde com hábitos alimentares mais adequados. Além disso, as atividades ainda pretendem estimular a troca de informações entre os participantes, promover reflexões para a busca de soluções, incluindo o incentivo ao hábito de fazer atividades físicas.

Para isso, o projeto tem como base um período de oito meses para alcançar os objetivos propostos. Os encontros com os grupos são feitos mensalmente na Cozinha Comunitária, no bairro Itoupava Norte. A participação dos integrantes dos grupos é feita pelo próprio interesse do usuário ou quando indicado por orientação dos profissionais dos Ambulatórios Gerais (AGs). A primeira atividade do projeto ocorreu no dia 13 de abril com a participação de profissionais em nutrição da Semus e Semudes.