Projeto do curso de Arquitetura de Blumenau vence Desafio Nacional

Recarregador-de-alma

Texto: Giovana Pietrzacka

O projeto Recarregador de Alma Humana, desenvolvido durante as atividades do Ateliê Vertical de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi o vencedor do Desafio Traga a Natureza Pra Cidade. Essa ação faz parte do Movimento Múrmura Zebu, que tem como objetivo encorajar jovens criativos de todo o Brasil a tirarem do papel projetos que deixem as cidades mais verdes.

O Atelier Vertical foi uma proposta desenvolvida durante o mês de maio. Durante três dias, acadêmicos tiveram a responsabilidade de pensar projetos inovadores ligados à problema da cidade e apresentar propostas de melhoria. Um deles foi o Recarregador de Alma Humana. Durante o Alelier, o “recarregador” foi instalado ao lado do ponto de ônibus da FURB, na Rua São Paulo, sendo alvo de atenção dos estudante.

ASSISTA AO VÍDEO do projeto desenvolvido pelos acadêmicos, professores e colaboradores da FURB durante o Altelier Vertical.

https://youtu.be/GNTF5MHzOX4

A proposta do grupo, liderado pela arquiteta Amanda Tiedt, juntamente com o professor curso de Arquitetura da FURB, Christian Krambeck, era apresentar um espaço alternativo dentro da cidade, de baixo custo, onde o cidadão pudesse ter contato com o verde e com a leitura, podendo levar livros ou mudas do espaço. A estrutura lembra a de um ponto de ônibus e os criadores sugeriram a implantação deles em locais aonde não há estruturas nos pontos.

A proposta dos blumenauenses foi a vencedora do Desafio e agora será aplicada em diversos pontos do Rio de Janeiro.

Além de Amanda Tiedt, fazem parte do projeto os estudantes Alandrier de Souza e Silva, Alison Cadorim, Ana Ignacio, Bruna Finardi, Bruna Lins, Bruno Mello, Carolinne Oneda, Débora Rossi, Dominique Skoula, Elizabete Luciani, Gabriela Zandonai, Geórgia Zimmermann, Heloisa Bisewski, Isadora de Oliveira, Jaqueline Weidgenant, Ligia Dircksen, Luana Signorelli, Mariana Maass, Mariana Olinger, Patrícia Setter, Poliana Costa, Tais Lago.

via FURB