Projeto de Blumenau será exposto na 14ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS

Por Felipe Elias [PMB]

Um trabalho promovido na rede de saúde de Blumenau foi um dos 21 eleitos em todo o Estado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) para apresentação na “14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que ocorre no dia 13 de julho, em Brasília, durante o 33º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems).

Orientado pela enfermeira Andrea Jordani, coordenadora do ESF Jovino Cardoso II, situado no bairro Água Verde, o projeto “Pacientes Restritos ao Lar” teve como foco o atendimento domiciliar de cidadãos com problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção. Para tanto, foram selecionados 14 usuários na região de abrangência da unidade, que passaram por um processo de acompanhamento e observação entre fevereiro e maio deste ano.

Durante o período, o trabalho foi realizado através de quatro etapas: coleta de dados e levantamento situacional por meio de visitas domiciliares, análise do cenário com o planejamento de ações individualizadas, discussão das ações junto ao paciente e reavaliação do plano de ação.

A metodologia permitiu a formulação de planos de intervenção individuais com orientações sobre alimentação, cuidados, envelhecimento, segurança ambiental, qualidade de vida e estímulo ao autocuidado. Ao conhecer a residência do usuário e a dinâmica de organização da família, os profissionais do ESF conseguiram atuar de modo mais efetivo, oferecendo um atendimento baseado na realidade e necessidade de cada pessoa.

14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

O objetivo do evento é propiciar o intercâmbio e a divulgação de experiências municipais bem sucedidas no SUS, que inovam nas soluções para garantia do direito à saúde. Os vencedores da Mostra, por região, vão receber R$ 10 mil, e por Estado, um município terá sua experiência registrada em vídeo no formato documentário.