Projeto da FURB cria solução inovadora para proteger redes elétricas de média tensão

Isoladores com escudo protetor visam aumentar a segurança e continuidade do fornecimento de energia elétrica.

Pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) criaram uma tecnologia inovadora para proteger redes elétricas contra contaminação. O dispositivo, idealizado pelo doutor em Engenharia Elétrica Luiz Henrique Meyer, foi concebido para solucionar um problema comum especialmente em áreas litorâneas, onde a contaminação por sal pode causar desligamentos e prejuízos financeiros às concessionárias.

A tecnologia foi projetada para ser instalada em redes de média tensão, até 37,5 kV, e pode ser aplicada em cada isolador da rede de distribuição, protegendo-os dos ventos e da deposição de sal. Segundo Meyer, o dispositivo se diferencia por ser simples e eficiente, além de permitir a limpeza natural por chuva, algo que outras soluções complexas e ineficazes não conseguem.

Ele explicou que a ideia surgiu a partir de visitas a locais afetados, além de parcerias com a Celesc e CNPq. Além disso, a inovação foi desenvolvida com o apoio da Agência de Inovação Tecnológica da FURB (Agit). O anteparo é feito de material isolante, como plástico, o que facilita a instalação e manutenção. A tecnologia promete reduzir o intervalo entre as manutenções, economizando tempo e recursos das concessionárias.

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) concedeu a patente do anteparo protetor, o que garante a exclusividade por até 20 anos. O projeto está disponível para licenciamento pela Agência de Inovação Tecnológica (AGIT) da FURB.

A equipe de pesquisadores submeteu recentemente um projeto à Fapesc para desenvolver um protótipo aerodinâmico e realizar testes de campo. A expectativa é que o projeto seja aprovado e que a tecnologia possa ser comercializada em breve, beneficiando não apenas o litoral de Santa Catarina, mas regiões costeiras de todo o Brasil e do mundo.

O professor Luiz também enfatizou a importância da Agit em conectar as inovações da academia com o mercado, destacando o papel da agência na divulgação e apoio a projetos inovadores desenvolvidos na FURB.

Disponível na Vitrine Tecnológica da AGIT, que oferece mais de 20 tecnologias para licenciamento, o projeto está acessível para empresas interessadas. Contatos podem ser feitos pelo telefone (47) 3321 0605 ou e-mail agit@furb.br.

Confira a proposta divulgada pelo programa Vitrine.Tec da Furb

Fonte: FURB