Programa Remédio em Casa será ampliado

Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins

 

Nesta terça-feira (29/8/17), o prefeito Napoleão Bernardes e a secretária municipal de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, anunciarão a ampliação do Programa Remédio em Casa. O evento está marcado para as 10h, na Escola Técnica de Saúde (Etsus), localizada na Rua 2 de Setembro, 1.510, no bairro Itoupava Norte. A solenidade integra a programação em comemoração aos 167 anos de Blumenau, que englobará mais de 90 atividades até o início de outubro.

A partir de agora, novos critérios serão incorporados ao programa, com o objetivo de ampliar o número de beneficiários. Além de acamados, passarão a ter direito ao atendimento cadeirantes, usuários do serviço municipal de oxigênio domiciliar, jovens cadastrados no Programa Paradesporto Escolar e cuidador de paciente inserido no Remédio em Casa. Com isso, a Prefeitura estima que cerca de 400 novas pessoas poderão ter medicamentos entregues em suas casas.

Caso o paciente atenda aos requisitos, o cuidador, familiar ou responsável pode procurar a unidade básica de referência para pleitear a sua inclusão. Importante ressaltar que o solicitante deve estar estável com a medicação e portar prescrição de remédios de uso contínuo disponíveis na rede básica. As equipes de saúde da família também estão sendo orientadas a procurar, dentro de suas áreas de abrangência, por usuários que se enquadrem nos critérios.

Sobre o Programa

Lançado em setembro de 2015, o programa possibilita a entrega domiciliar de medicamentos de atenção básica e uso ininterrupto para usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Atualmente, o benefício é válido para pacientes em situação de restrição ao leito, que necessitam de cuidados contínuos. Até o momento, o Remédio em Casa já cadastrou 108 cidadãos de diferentes regiões e viabilizou a entrega de mais de 213 mil unidades.

Há mais de seis meses, a paciente Helena Butzke, de 82 anos, tem os medicamentos entregues em casa pelo programa. A idosa sofreu um derrame há cerca de oito anos e, atualmente, necessita de cuidados contínuos em sua casa e é auxiliada pela filha Janice Butzke Costa, de 53 anos. “Antes o meu marido buscava os medicamentos na unidade básica, mas agora não consegue, pois sai cedo e volta tarde. A minha mãe precisa de assistência durante o dia todo, então não consigo sair para buscá-los. É um programa muito bom, nos traz essa facilidade de receber os remédios dela em casa. Só tenho elogios, as pessoas que trabalham nele são muito atenciosas”, destaca Janice, moradora do bairro Garcia.

Para ser beneficiado pelo Programa o paciente precisa:

  • Ser morador do município de Blumenau;
  • Estar cadastrado e utilizar o atendimento de uma unidade básica de saúde (ESF ou AG);
  • Estar estável com a medicação e possuir prescrição de remédios de uso contínuo;

Atender a um dos critérios abaixo:

a) estar em condições de restrição ao leito;

b) ser cadeirante;

c) ser usuário, por no mínimo três meses, do serviço de oxigênio domiciliar do município (SOD);

d) ser cadastrado no Programa de Paradesporto Escolar (PPE) do município;

e) ser cuidador de paciente cadastrado no Programa Remédio em Casa, desde que tenha mais de 60 anos e seja usuário do SUS.

 

Fonte: SECOM/Blumenau