O saneamento básico desempenha um papel crucial na qualidade de vida das cidades, prevenindo doenças e preservando os recursos naturais. Para promover esse entendimento em Blumenau, o Programa ETE – Portas Abertas, realizado pela BRK desde 2013, oferece uma oportunidade única de conhecer os processos de coleta e tratamento de esgoto. A iniciativa não só conscientiza a comunidade sobre a importância do saneamento, mas também reforça o papel de cada cidadão na preservação ambiental e na saúde pública.
Em 2024, o programa recebeu 1.452 visitantes nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Fortaleza e Garcia. Entre os participantes, destacaram-se estudantes de escolas inscritas no Programa de Educação em Saneamento (PES), alunos dos Programas Agentes Mirins e Guardiões da Natureza, universitários da Furb e moradores da cidade.
Durante as visitas, os participantes aprenderam sobre as etapas de coleta e tratamento de esgoto, bem como os impactos de práticas inadequadas, como o descarte incorreto de resíduos, que podem comprometer a eficiência do sistema e gerar problemas para a comunidade.
“Essa é uma excelente oportunidade de conscientização e aproximação com a comunidade, que aprende sobre as etapas de coleta e tratamento, além de entender a importância da rede de esgoto para o equilíbrio ambiental e social”, destaca Francisco Wessner, gerente Operacional da BRK em Blumenau.
A BRK reforça que as visitas são abertas à comunidade, e interessados podem agendar participações enviando e-mail para sac-blumenau@brkambiental.com.br.