O Programa Entra21-Blusoft, criado há 16 anos em Blumenau para formar jovens gratuitamente em desenvolvimento de sistemas e programação, será expandido para Santa Catarina. A meta é beneficiar pelo menos 6 mil jovens nas modalidades presencial e a distância.
A ampliação do Entra21 para toda SC foi possível com o aumento do investimento feito pela Fundação de Amparo à Tecnologia e Inovação de SC (Fapesc), órgão do Governo do Estado que apoia o Entra21 desde o início, juntamente com a Prefeitura de Blumenau e empresas parceiras de todo o estado.
O Entra21 será lançado oficialmente no próximo dia 8 de fevereiro, em Florianópolis, com a presença do governador Carlos Moisés. “As turmas anuais atendem em média 300 pessoas em Blumenau, e o objetivo é elevar esse número para mais de 6 mil em todo o Estado”, assinala o presidente da Blusoft-Acate, Bruno Tiergarten.
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Hothausen, explica que o Entra21-Blusoft é reconhecido pela qualidade da formação que oferece, já tendo formado mais de 5.000 profissionais, com altos índices de empregabilidade.
Veja como será o funcionamento:
1) Serão 300 vagas presenciais e mais 300 online síncronas – quando o aluno assiste a aula virtualmente quando ela é ministrada.
2) Todos os demais serão convidados a fazer a formação à distância (EaD), onde espera-se beneficiar outras 6 mil pessoas.
3) O conteúdo do curso inclui as principais linguagens de programação, além de inglês, finanças e outras disciplinas sobre gestão.
4) A expansão será liderada por 18 cidades-polo, cobrindo todas as regiões do estado.
5) Os alunos de cada região encontrarão com apoio para as aulas e poderão fazer o curso no local caso não tenham equipamento em casa.
6) As cidades que serão polos do curso são: Blumenau, Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Tubarão, Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Rio do Sul, Lages, Chapecó, Caçador, Joaçaba e Videira.
7) As inscrições estarão abertas a partir do dia 31 de janeiro e serão feitas através do site entra21.com.br.
8) A coordenação do Entra21 fará a seleção dos candidatos, considerando o perfil de cada um.
9) O curso tem 480 horas de duração e vai até outubro. O objetivo é que o máximo de estudantes concluam a formação, mesmo online.
10) O Entra21 é uma iniciativa do polo tecnológico de Blumenau, Blusoft-Acate, que já formou mais de 5 mil profissionais com empregabilidade de cerca de 80%. Até o ano passado, eram formados 300 profissionais por ano.