O programa semanal da FURB FM, Batuque na Cozinha, completa neste mês de outubro, oito anos de existência. Para comemorar a data, os organizadores do programa, em parceria com a Confraria do Samba, estão preparando o primeiro Encontro de Samba de Terreiro em Blumenau. O evento será neste domingo (12 de outubro), a partir das 15h, no Centro Comunitário do Bairro Fortaleza, que fica na Rua Francisco Vahldieck.
No encontro de sábado, que contará com cerca de 25 sambistas, será feita uma roda de samba lembrando os antigos sambistas dos anos de 1930 a 1950 que se encontravam nos terreiros (hoje quadra) de escolas de samba para animar os ensaios e outras festas das comunidades, no Rio de Janeiro. Por conta disso, será feita uma homenagem às velhas companheiras Estação Primeira de Mangueira e Portela.
Para Carlos Silva, um dos organizadores do evento, será a oportunidade de ouvir sambas que eram cantados no território destas duas agremiações. “É um encontro acústico, em que todos têm que cantar no gogó, sem microfone, como se fazia antigamente”, adianta.
O primeiro Samba de Terreiro em Blumenau, em plena Oktoberfest, será para comemorar os oito anos do programa Batuque na Cozinha, que vai ao ar todos os sábados ao meio-dia pela FURB FM. O ato também marca os 10 anos do Confraria do Samba que será comemorado fevereiro do próximo ano.
1º Samba de Terreiro de Blumenau
Local: Centro Comunitário Fortaleza – Rua Francisco Vahldieck
Data: domingo, 12 de outubro, às 15h
Ingresso: R$ 10
Texto: Giovana Pietrzacka | Foto: Divulgação