A forma de solicitação de receituários controlados da rede privada de Blumenau está sendo processada online. Foi uma mudança promovida pela Diretoria de Vigilância em Saúde, que reduz a necessidade de locomoção do profissional prescritor. Isso inclui médicos, veterinários e dentistas, que agora não precisam mais se deslocar toda vez até a Vigilância Sanitária para solicitação ou retirada do talonário.
O novo sistema da Vigilância Sanitária está funcionando desde setembro. Os profissionais de saúde podem fazer as solicitações dos receituários controlados, tipos “A”, “B”, “B2” e “C2” clicando aqui. No primeiro acesso, o sistema fornecerá a documentação e o profissional precisa apenas imprimir a ficha, assinar, carimbar e retornar o arquivo online pelo próprio sistema, junto com os demais arquivos necessários. Uma vez aprovado o cadastro, a solicitação de autorização dos receituários é realizada pelo site, onde ficam disponíveis para impressão.
Apenas para os talonários tipo “A”, fornecidos pelo governo estadual, a autorização deverá ser apresentada na Vigilância Sanitária no momento da retirada, com o respectivo carimbo profissional. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail luansantos@blumenau.sc.gov.br, ou no telefone 3381-6230. As solicitações para a rede pública não tiveram alteração.
Documentos necessários para o cadastro:
– Ficha cadastral, que será emitida pelo próprio sistema e deverá conter as três assinaturas e carimbos do prescritor responsável pelos receituários;
– Cópia da Carteira do Conselho do prescritor responsável;
– Cópia do certificado de especialidade, se o prescritor responsável possuir especialidade;
– Cópia do comprovante de endereço do consultório/clínica;
– Procuração emitida pelo prescritor responsável caso este indicar alguma pessoa que possa retirar os talonários tipo “A” em seu nome.
Com informações de Marília Prado