O PES, Programa de Educação em Saneamento do Samae iniciou nesta terça-feira (2/08/22), uma capacitação para cerca de 50 professores de ciências da rede pública municipal de ensino, na sala de eventos da Associação do Samae – ASAS.
Os professores além de receberem uma formação sobre os 4 pilares do saneamento, ainda terão oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Água II – ETA II, participar de uma oficina de compostagem e de sabão. Esses docentes serão multiplicadores em suas unidades de ensino, onde repassarão todo conhecimento adquirido aos seus alunos e estes por sua vez à sua comunidade.
Leila Menestrina, coordenadora do PES afirma que não apenas esse conhecimento servirá para a compreensão da importância de cada um dos eixos do saneamento, mas para a modificação do “olhar” em relação a eles. “A percepção das relações humanas com a água, a dimensão das ações antrópicas ao desequilíbrio do ciclo hidrológico, a identificação dos resíduos como fonte de recursos e a inadiável necessidade de reaproximação das pessoas e das cidades aos processos naturais, são conhecimentos importantes que devem ser multiplicados”, explica. A capacitação prossegue nos dias 4, 8, 10 e 12 de agosto.
Fonte: Prefeitura de Blumenau