“Breves Devaneios Sobre a Solitude e a Infinitude Urbana” é o terceiro livro independente do professor de filosofia Cosmo Rafael Gonzatto. Segundo o autor, a narrativa dos textos ocorre por meio de metáforas e diálogos fictícios com Deus. Entre os assuntos abordados nesta conversa fictícia, encontram-se alguns problemas da sociedade, como inveja, orgulho, raiva, tristeza, amor, solidão, solicitude, trabalho e lazer, entre outros.
“Nessa obra, convido os leitores a refletirem sobre suas próprias vidas, o mundo, as pessoas e seus comportamentos. Cada diálogo nos oferece um ensinamento único, o qual é ilustrado por meio de metáforas e exemplos do nosso cotidiano”, destaca Cosmo.
Para o professor, a construção do nosso “EU” tem sido abandonada ao longo dos anos e substituída por outras atividades e coisas efêmeras que o mundo tem oferecido. Ele cita, por exemplo, as redes sociais, as drogas e o consumismo.
“Precisamos urgentemente aprender a parar e observar o mundo, a natureza, a cidade, o outro e, principalmente, a ‘SI MESMO’. Pois, na medida em que conseguimos estar em contato com o mundo e com nossas próprias ideias, também conseguimos nos tornar seres humanos melhores”, lembra o escritor.
Para Cosmo, o mundo anda tão agitado e corrido que as pessoas fazem as coisas sem pensar, reproduzindo comportamentos e falas no automático, a ponto de não perceberem quando algo acontece de errado em suas vidas.
O autor garante que o livro tem uma leitura agradável e de fácil compreensão. O lançamento está previsto para às 19h do dia 4 de abril (quarta-feira), na biblioteca da Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa, localizada na Rua Jacob Junkes, nº 186, no bairro Santa Terezinha, em Gaspar (SC).