O professor de Engenharia de Software Marcelo de Souza, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) de Ibirama (SC), recebeu o Prêmio Sigevo de Melhor Dissertação, que destaca pesquisas na área de computação evolutiva. A unidade faz parte da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Nessa edição, a premiação anual ocorreu em Lisboa, em Portugal, durante o Genetic and Evolutionary Computation Conference (Gecco), maior evento científico da área. A sua tese de doutorado propõe formas de tornar a configuração automática de algoritmos mais eficiente em diversos problemas, gerando melhores resultados e simplificando a análise.
A tese “Configuração Automática de Algoritmo: Métodos e Aplicações” foi aprovada com o maior conceito, recebendo a máxima distinção acadêmica. O trabalho de doutorado foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Computação, e o professor atuou como pesquisador visitante na Universidade de Manchester, no Reino Unido.
Sobre o prêmio
O Prêmio Sigevo de Melhor Dissertação é organizado pela Association for Computing Machinery (ACM) e reconhece os trabalhos mais relevantes na área de computação evolutiva. As dissertações são revisadas analisando a profundidade técnica e a importância da contribuição da pesquisa, além de observar o impacto potencial no campo da computação evolutiva e a qualidade da apresentação.