Procon questiona a Celesc sobre o repasse do aumento na energia elétrica concedida pela ANEEL

 

 

 

O Procon do de Blumenau notificou a CELESC DISTRIBUIDORA S/C sugerindo que não repasse aos consumidores o aumento autorizado de 8,14% pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para o Procon, considerando o aumento da taxa de desemprego no país por conta dos impactos da crise do novo Coronavírus, não é hora de pensar em aumentos ou reajustes, principalmente em serviços essenciais como a energia elétrica.

Com a medida, sendo encaminhada por e-mail e também via AR para a Celesc na capital do Estado, a Celesc terá 48 horas para resposta após protocolo, retornando se haverá o aumento e se houver quais motivos para o incremento do valor da energia elétrica aos consumidores.

Para o coordenador do órgão de defesa do consumidor de Blumenau, André de Moura da Cunha, o Decreto Municipal nº 12.738 de 20 de Julho de 2020, consolida e estabelece medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, e que todos estão cumprindo. Por esse motivo, as concessionárias, como empresas de fornecimento de energia, e a própria agencia reguladora, deveriam reanalisar reajustes ainda que permitidos, para que não repassem o aumento nesse momento de enfrentamento da Covid-19.

O contato com o Procon de Blumenau e também para denúncias pode ser feito pelo WhatsApp do Consumidor, que atende pelo número (47) 99920-0083. O atendimento presencial junto à sede do órgão também está sendo feito por meio de agendamento pela ferramenta.