Por Julimar Pivatto (PMB)
Nesta sexta-feira, dia 25, acontece mais uma edição da Black Friday. E os Procons do Brasil se uniram para que o consumidor possa evitar prejuízos e problemas na hora da compra. A ação nacional também acontecerá em Blumenau, onde o órgão está pronto para receber as reclamações por meio do telefone 151, do e-mail procon@blumenau.sc.gov.br ou no atendimento presencial.
Para o diretor do Procon de Blumenau, Rodrigo Eduardo Estevão, é importante que o consumidor pesquise o produto que pretende comprar e também quais as formas de pagamento oferecidas. “Se o cliente se sentir lesado, é importante que ele consiga o maior número possível de provas, como imagens e comprovantes de compra”.
Segundo Estevão, a associação Procons do Brasil se reuniu com representantes do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) para que os comerciantes exerçam boas práticas durante as promoções para evitar possíveis abusos em relação ao Código de Defesa do Consumidor.
Confira abaixo as principais orientações do Procons do Brasil aos comerciantes
Lojas físicas
- Serviço de atendimento ao consumidor de acordo com o horário de funcionamento da loja
- Aumentar a equipe para não prejudicar o atendimento
- Identificar, de forma clara, quais produtos participam das promoções de Black Friday, inclusive com a informação se há restrição de estoque
Lojas online
- Serviço de atendimento durante todo o período da promoção por chat, redes sociais ou telefone
- Melhorar a infraestrutura do site para evitar a instabilidade causada pelo grande volume de acessos
- Identificar, de forma clara, quais produtos estão na Black Friday e qual a promoção. Há orientação para que eles estejam em uma página especial dentro do próprio site ou até mesmo em um hot site.
- Orientar aos consumidores que a compra só esteja garantida após a finalização do pedido e da aprovação pela operadora de cartão