O Procon de Blumenau participou nesta terça-feira (2/8/16), da reunião com a Associação Brasileira dos Procons (Procons Brasil). O encontro aconteceu em Florianópolis e debateu temas como a recuperação judicial da Oi, o bloqueio do WhatsApp e problemas com o banco BMG.
O diretor do Procon de Blumenau e presidente do Fórum Catarinense dos Procons, Rodrigo Eduardo Estevão, esteve no evento e comentou sobre a importância da troca de informações. “Só vem fortalecer a defesa do consumidor em todo o Brasil, aplicando projetos e medidas que obtiveram sucesso em diferentes municípios”.
Blumenau é uma das cidades que mais participa desses encontros e apresenta propostas consideradas referência. Um dos principais exemplos é a atividade do Procon Móvel. “Hoje somos conhecidos e respeitados em todo o país”, comentou Estevão.
Sobre os problemas listados, o diretor apontou algumas medidas tomadas pelos representantes dos órgãos de defesa do consumidor que atingem diretamente à população de Blumenau. Caso do BMG, por exemplo, onde por aqui aumentaram as reclamações por quem contrata o empréstimo consignado. A principal alegação é a falta de informações claras ao consumidor. O Procons do Brasil deve marcar uma reunião em breve com a empresa para resolver a situação.
Quanto à recuperação judicial da Oi, a empresa informou que vem negociando diretamente com os consumidores que se sentiram prejudicados. Como não estão devolvendo dinheiro por causa da recuperação judicial, estão reavendo os possíveis prejuízos de outra forma. Quem se sentir lesado, pode procurar o Procon.
Já sobre os constantes bloqueios do WhatsApp, os representantes dos órgãos de defesa do consumidor decidiram que é precisar aprofundar mais o debate para prever que medidas podem ser tomadas.
Por Julimar Pivatto, SECOM / Blumenau