Princípio de rebelião na Penitenciária Industrial de Blumenau

Nova Penitenciária na Rua Silvano Cândido da Silva
Nova Penitenciária na Rua Silvano Cândido da Silva
Nova Penitenciária na Rua Silvano Cândido da Silva

 

Na última sexta-feira (12/8/16) familiares de detentos da Penitenciária Industrial de Blumenau protestaram no Fórum  reclamando de que eles estariam sofrendo maus tratos, recebendo comida estragada e em pouca quantidade, passando frio, problemas de saúde, etc… Nessa manhã de segunda-feira (15), houve um princípio de rebelião no local, onde há muita movimentação de agentes do Departamento de Administração Prisional (Deap) e da Polícia Militar.

 

Rebeliao-presidio_15-8-16_03
Foto: Jadir de Amorim

 

No lado de fora da penitenciária, familiares voltaram a protestar sobre as más condições que os presos estariam submetidos. Teriam sido ouvidos barulhos de explosões e tiros vindos de dentro da unidade prisional. O Deap e a secretaria de Estado de Justiça e Cidadania ainda não se pronunciaram sobre o caso.

O novo diretor da penitenciária, Cleverson Henrique Drechsler, que assumiu na semana passada já é recebido com um “baita pepino para descascar”. Ele é bem conceituado pelo trabalho que fez na mesma função no Presídio Regional de Jaraguá do Sul.

Era certo que algo aconteceria, afinal as reclamações chegaram aos familiares na terça-feira (9) passada, quando as visitas foram liberadas, após 3 meses. Desde maio, eles não tinham notícias sobre o que acontecia lá dentro e ficaram muito preocupados com os relatos.

 

Foto: Jadir de Amorim
Foto: Jadir de Amorim