Primeiro lugar da 24ª Gincana Cidade de Blumenau vai para as equipes Amigos do Barney e Safari

OBlumenauense foi o primeiro veículo que divulgou que teria novidade no resultado da equipe campeã da 24ª Gincana Cidade de Blumenau (GCB). Na noite desta terça-feira (6) o resultado foi decidido com base no espírito de cooperação e amizade que caracteriza o gincaneiro.

Explicando: no domingo (4) a equipe Amigos do Barney foi sagrada campeã desta edição. Mas na segunda-feira (5) a equipe Safari (2ª colocada) pediu uma revisão na pontuação, quando a Comissão de Provas (CP) reconheceu um erro na computação de pontos de uma das 38 provas realizadas. Com isso, o título passaria automaticamente para a equipe Safari.

 

Gincana_Blumenau_6-9-16_01

 

O coordenador da CP explica o que houve: “Nesse ano, adotamos uma nova forma de pontuação em algumas provas, o que chamamos de pontuação única (PU). A prova de número 34 totalizava 16 pontos, divididos pelo número de equipes que a cumpririam. Na nossa tabela, três equipes haviam efetuado, sendo que cada uma ganhou 5,33 pontos. Entretanto, constatamos na segunda-feira, que somente duas equipes haviam realizado de fato, o que fez com que cada uma ganhasse oito pontos nessa prova”, relata.

 

Gincana_Blumenau_6-9-16_02

 

Uma das equipes que cumpriu a prova 34 foi a Safari, que havia ficado em segundo lugar na pontuação geral, somente dois pontos atrás da primeira colocada, Amigos do Barney. Com a recontagem, a Safari passaria para a primeira colocação. Uma das primeiras possibilidades estudadas para corrigir o problema, foi formar uma comissão julgadora para analisar todo o regulamento e situação para oficializar uma campeã.

Entretanto, as equipes Amigos do Barney e Safari se uniram e firmaram um acordo, dividindo o título. Os coordenadores da Amigos do Barney, Francisco Ribeiro, e da Safari, Mariana Tlach Tiepo, concordam que essa foi a melhor decisão que poderiam ter tomado. “Nós somos todos amigos, a Gincana forma uma grande família. Mesmo sendo adversários na disputa final, o que prevalece é a amizade, não tínhamos porque não tomar essa conduta. Agora, vamos todos festejar juntos”, comemoram.

O presidente da Liga Blumenauense dos Gincaneiros, Leandro Gouvêa, destaca o espírito de ser gincaneiro. “Eu tinha certeza que as duas equipes chegariam a esse acordo. Isso só comprova o quanto os gincaneiros são unidos. As equipes trabalham juntas o ano inteiro e agora não poderia ser diferente. Para os quase 400 integrantes que compõem as duas equipes, só me resta agradecer e parabenizar por uma atitude tão incrível como foi essa”, finaliza.

Com informações de Andressa da Silva Peixer