No final da tarde desta quarta-feira (7/05/25), a fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina indicou que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o novo Papa. A Praça de São Pedro, no Vaticano, reuniu cerca de 45 mil fiéis e turistas que acompanhavam com expectativa o desfecho da primeira votação do Conclave.
Esta foi a única votação do dia. A partir de quinta-feira (8), os cardeais realizarão até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde. A fumaça preta sinaliza que nenhum candidato obteve os dois terços dos votos necessários para ser eleito. Quando esse número for alcançado, a fumaça branca anunciará ao mundo que a Igreja Católica tem um novo pontífice.

O Conclave de 2025 conta com 133 cardeais eleitores, representando 71 países. Destes, 34 são oriundos de territórios sob a jurisdição do Dicastério para a Evangelização, refletindo a crescente diversidade geográfica da Igreja.
A cobertura do Conclave está sendo realizada ao vivo pelo Vatican News e pela Rádio Vaticano, com transmissões em sete idiomas, incluindo português do Brasil. Após a eleição do novo Papa, a cobertura será ampliada para 12 idiomas, incluindo árabe, vietnamita e linguagem de sinais em italiano, francês e espanhol. Além disso, o jornal L’Osservatore Romano publicará uma edição extraordinária impressa, que será distribuída gratuitamente na Praça de São Pedro.
A Praça de São Pedro, projetada por Gian Lorenzo Bernini no século XVII, é um dos locais mais emblemáticos do Vaticano. Com seu formato elíptico e colunatas que simbolizam os braços abertos da Igreja, a praça tem sido palco de importantes eventos da história da Igreja Católica, incluindo a eleição de novos papas.
A expectativa agora se volta para as próximas votações, com a esperança de que a fumaça branca possa surgir em breve, anunciando o novo líder da Igreja Católica.