Fotos: Luciano Bernz
Na noite desta quarta-feira (7), aconteceu o primeiro dos 6 desfiles oficiais da 32º Oktoberfest na rua XV de Novembro, considerado uma das principais atrações da Oktoberfest. Participaram cerca de 3.300 pessoas em 96 atrações. O público estimado foi de 20 mil pessoas, segundo informação da Polícia Militar. A chuva fina não assustou os turistas, blumenauenses e moradores da região que vieram para assistir. O prefeito Napoleão Bernardes, acompanhado do governador do estado Raimundo Colombo e demais autoridades municipais, estaduais e nacionais prestigiou o desfile.
Representantes dos clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas, fanfarras, alegorias, carruagens, realeza da Oktoberfest, bem como os brinquedos exóticos e divertidos esbanjaram alegria e ressaltaram a riqueza cultural da cidade. Duas novas atrações chamaram a atenção daqueles que assistiram: o Entestrassenbah, o Carro do Pato, e o Cucawagen, o Carro da Cuca. Os dois grupos participam pela primeira vez da Oktoberfest e foram escolhidos mediante concurso, que tem como objetivo oportunizar participação de novidades todos os anos para quem deseja desfilar na rua XV de Novembro.
A bancária Taiane Philippi de Resende, de 30 anos, adorou o desfile e as novas atrações. “Gostei muito das novas atrações, principalmente o Carro do Pato, que tem uma música bem animada”, diz ela, que estava acompanhada da família que reside em Blumenau e de parentes do Mato Grosso do Sul que vieram pela primeira vez para a Oktoberfest. Os capixabas Paulo Roberto Brandão, de 29 anos, e Henrique Pilger, 31 anos, vieram curtir a festa pela terceira vez e também aprovaram o desfile. “É muito animado, as alegorias são bem bacanas e sempre tem novidades. Nós gostamos bastante da festa”, disse Brandão. Os dois jovens ficam na cidade até terça-feira, dia 13.
Os desfiles acontecem aos sábados, às 16h, e nas quartas-feiras, às 19h30. O próximo ocorre neste sábado, dia 10, na rua XV de Novembro, a principal rua do centro da cidade. O evento inicia nas proximidades da tradicional loja Flamingo e encerra no final da via, na esquina com a rua Amadeu da Luz.