Primeira Oktober de Curitiba será realizada em 2023 com quatro dias de festa

Duas atrações são de Blumenau. A expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas na estrutura que vai ocupar uma área de 10 mil m² em um dos principais pontos turísticos da capital paranaense.

Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Blumenau e Curitiba têm uma relação antiga, já que muitos moradores da capital paranaense vieram para o Vale do Itajaí e vice-versa. A Oktoberfest de Blumenau conta com muitos visitantes do estado vizinho, que agora também terão a sua própria edição da tradicional festa germânica.

A prefeitura de Curitiba, em parceria com as produtoras Planeta Brasil, SevenX e GDO Produções, vai realizar a primeira Oktober Curitiba nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, no pavilhão de eventos do Parque Barigui – Centro de Exposições Positivo.

A expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas na estrutura que ocupará uma área de 10 mil m² em um dos principais pontos turísticos da cidade. A festa contará com bares temáticos, tendas gastronômicas, espaço kids, praça de alimentação e palco para apresentações musicais e de danças típicas, além de concursos criativos e divertidos. Entre os grupos de dança, já estão confirmados o Folclore Concórdia e o Alte Heimat.

“O Parque Barigui – Centro de Exposições Positivo vai se transformar em uma tradicional festa alemã, resgatando esse folclore tão valorizado em todo o mundo, passando pelas mais variadas vertentes culturais e simbologias, em uma cidade tão multicultural como Curitiba”, destaca Gian Zambon, diretor da SevenX.

Ao longo dos quatro dias de evento, serão realizados diversos shows com bandas como Cavalinho (Blumenau), Sonatas, Fockus, XV Show e Orquestra Continental. Além das apresentações ao vivo, o evento contará com a participação de grandes DJs, entre eles Cabeção e Denny Mello (Blumenau), que comandarão as pick-ups. Brincadeiras tradicionais também farão parte da programação oficial, com destaque para a competição do “chope em metro”, presença dos mascotes Fritz e Frida, corrida do chope e prova do serrador de tora.

Outro grande destaque da Oktober Curitiba ficará por conta da participação da Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná (Procerva), que será responsável pela curadoria das mais de 15 cervejarias artesanais participantes.

Concurso da Realeza

A Oktober Curitiba também vai eleger a rainha e as duas princesas oficiais da festa, inclusive as inscrições estão abertas. A competição contempla uma seletiva geral, que vai triar e indicar 9 candidatas entre as inscritas para participar da semifinal e, posteriormente, das finais, que serão realizadas presencialmente nos dias 12 e 14 de outubro, durante a Oktober Curitiba.

A seleção está aberta para mulheres com idade entre 18 e 32 anos, brasileiras e residentes em Curitiba ou região metropolitana. A vencedora receberá o título de Rainha da Oktober Curitiba, além de um prêmio de R$ 3 mil + presentes. Na sequência, a segunda e a terceira colocadas receberão, respectivamente, prêmios de R$ 1.500 e os títulos de 1ª e 2ª Princesa. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro por meio do formulário disponível no perfil do evento no Instagram.