Por Claus Jensen, com fotos de Fabiana Jordan
O casal Carolina Abbiati e João Marcos Ribeiro são os primeiros semi-franqueados da Nana B Hamburgueria, que inaugurou no dia 6 de setembro no Neumarkt Shopping. Um dia antes, a novidade foi apresentada para convidados e a imprensa. A Nana B também tem participação dos fundadores, que querem sentir de perto as dificuldades e acompanhar a operação pelo menos no primeiro ano.
Carolina é formada em letras e trabalhava numa escola de idiomas como professora de inglês. O gosto pela gastronomia, a amizade de longa data com Nana e o diferencial dos produtos, foram fundamentais para ela apostar na primeira loja da hamburgueria em um shopping. A expectativa é vender em média 200 hambúrgueres por dia, baseado em um fluxo aproximado de 9 mil pessoas que circulam diariamente no Neumarkt.
“Tudo surgiu por acaso. Fui conversar com a Nana, minha amiga de infância, sobre uma possível contratação e ela comentou sobre o plano de abrir a franquia. Eles buscavam parceiros, e como nos conhecemos há muito tempo, tem aquela questão da confiança. Foi quando nos fizeram a proposta e aceitamos. Tenho certeza que aqui no shopping será um sucesso, porque o restaurante já está há 4 anos na Rua Antônio da Veiga e deu super certo. Não temos a menor dúvida de que abrindo a franquia aqui também será um sucesso, porque estamos oferecendo produtos de qualidade. Apesar de concorrermos com outras grandes redes de fast foods, nosso diferencial é um hambúrguer artesanal com ingredientes frescos, nada congelados”, disse a semi-franqueada Carolina Abbiati.
O primeiro Nana B surgiu no dia 1º de março de 2017, como um food truck que iria passar pelo Litoral Catarinense. Meses depois, em junho, foi aberta a primeira franquia com estrutura fixa, no Officina Café Coworking (Rua Iguaçu, 209, perto da Cremer), que serviria de laboratório para treinar as equipes e buscar a padronização na confecção dos lanches, testar a logística e demais detalhes.
No estilo fast casual, o empreendimento propõe receitas clássicas e inusitadas de hambúrgueres nova iorquinos, feitos na chapa e com sabor amanteigado, milk shakes e batatas fritas diferenciadas.
Uma novidade no atendimento será o uso do sistema de pagers. Depois de fazer o pedido, os visitantes podem seguir fazendo suas compras e, quando o lanche estiver pronto, o dispositivo apita e o hambúrguer está pronto para ser buscado.
Para a chef Nana Oliveira, esse novo passo no Neumarkt dá muita satisfação.“Quando mudamos algo no projeto da operação, é tudo novo. Por mais que tu tenhas um pouco de experiência, o fluxo e público são diferentes. Mas pelo fato dos sócios serem pessoas conhecidas, existe uma sinceridade legal, uma transparência muito boa, o que deixa nosso trabalho mais rico. O maior desafio em uma franquia é manter a padronização de qualidade e atendimento, que mesmo já iniciado, sempre precisa ser melhorado. Você tem que ter o mesmo bom produto em uma, 10, 50 ou 60 lojas. Isso nunca fica 100% resolvido”, conclui Nana.
Aliás vale o registro dessa empreendedora guerreira que se envolveu pessoalmente nessa inauguração e me revelou estar grávida de 8 meses.