PRF divulga relação de rodovias de SC onde houve paralisação de caminhoneiros

No km 116 da BR-101, em Itajaí, caminhões estacionam no acostamento e deixam o trânsito lento na região. Demais veículos circulam sem retenções. | Foto: PRF
No km 116 da BR-101, em Itajaí, caminhões estacionam no acostamento e deixam o trânsito lento na região. Demais veículos circulam sem retenções. | Foto: PRF

 

Rodovias de quase todas as regiões de Santa Catarina têm paralisações, inclusive no Vale do Itajaí, em Navegantes, na BR-470. Outros quatro protestos na BR-101, a maioria na região Sul, na BR-116 eles se concentram nas regiões Norte e da Serra, enquanto no Oeste há duas manifestações na BR-282. Na Grande Florianópolis não foram registradas paralisações pela PRF.

 

Em Araranguá, tratores ocupam parcialmente a BR-101, impedindo a passagem somente dos veículos de carga | Foto: PRF

 

A PRF tem buscado diálogo com os manifestantes para que durante o protesto, convidem, mas não obriguem os caminhoneiros a parar. Veículos de passeio, emergência e transporte coletivo tem sua passagem liberada. O trânsito ficou lento nos trechos próximos dos locais de protesto e não houve registro de conflito, apenas discussão verbal.

Os caminhoneiros pedem a redução da carga tributária sobre o diesel, zerando a alíquota de PIS/Pasep e Cofins, além  da isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).

O presidente Michel Temer já convocou uma reunião de emergência para às 18h desta segunda-feira (21/05/18) quando o assunto será discutido.  Foram chamados para participar da conversa com o presidente os ministros Moreira Franco (Minas e Energia), Eduardo Guardia (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil), Esteves Colnado (Planejamento) e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Confira na tabela divulgada às 14h55min pela PRF, rodovias onde ocorreram protestos: