PRF ajuda a viabilizar cirurgia urgente em menina de três anos

Na manhã de quarta-feira (24/01/18), a Polícia Rodoviária Federal teve papel fundamental para que um medicamento chegasse a tempo de realizar uma apendicectomia de urgência em Chapecó. A paciente era  uma menina de três anos, que começou a passar mal no final de semana. Ela foi levada pelos pais ao hospital em São Miguel do Oeste, onde reside.

Sem melhora no quadro de saúde, e na falta da possibilidade de fazer um diagnóstico, ela foi encaminhada para um hospital em Chapecó logo na segunda-feira (22). No dia seguinte, ela foi diagnosticada de apendicite.

A cirurgia de retirada do apêndice foi marcada para ser realizada com urgência na manhã de quarta-feira (24). Mas tinha um porém: a menina tem problema de coagulação sanguínea, o que torna indispensável um medicamento específico para evitar o sangramento excessivo em cirurgias.

Após buscas em instituições de saúde da região, o hospital não conseguiu achar o medicamento. Os familiares, ao tomarem conhecimento do problema, informaram que o possuíam em casa, mas, devido à gravidade do quadro, não havia tempo hábil para ir de Chapecó a São Miguel do Oeste e retornar. A viagem de 129 km poderia demorar em torno de 2 horas pela rodovia SC-282.

 

 

Eles solicitaram apoio à PRF para o transporte urgente da medicação ao hospital. Um amigo da família foi na casa deles, pegou a substância e encontrou-se com a equipe da PRF no meio do caminho. O medicamento foi entregue por volta das 10 horas da manhã, a tempo para a realização do procedimento.

Com a aplicação medicamentosa, a intervenção cirúrgica transcorreu bem e a criança já se encontra em recuperação.