A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (19/03/25), um suspeito de se passar por policial civil, federal, militar e penal para aplicar golpes em diversas cidades do estado. A prisão ocorreu no bairro América, em Joinville, durante uma operação da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE), unidade vinculada ao Departamento de Investigações Criminais (DIC). Além de Joinville, ele teria cometido fraudes em Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque e Guaramirim.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, os policiais encontraram uma arma de fogo de uso restrito e munições. Por esse motivo, além das acusações de estelionato, o homem também foi preso em flagrante por posse ilegal de arma restrita, conforme o artigo 16 da Lei nº 10.826/03.
As investigações apontaram que o suspeito sustentava uma vida de ostentação financiada pelos golpes. Ele era visto com frequência em clubes de tiro, lojas de grife e restaurantes sofisticados, locais que também sofreram prejuízos financeiros. O valor total das fraudes aplicadas é estimado em aproximadamente R$ 100 mil.
Além de enganar vítimas individuais, o falso policial se aproveitava da suposta credibilidade do cargo inexistente para obter vantagens indevidas. Ele se apresentava constantemente armado, reforçando sua falsa identidade para induzir as pessoas ao erro.
Após ser detido, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville e, em seguida, levado ao Presídio Regional, onde permanece à disposição da Justiça. A operação contou com o apoio do Poder Judiciário, por meio da Vara Regional de Garantias, e do Ministério Público, representado pela 2ª Promotoria de Justiça.