Por Claus Jensen
Uma das grandes preocupações da população é a possibilidade da greve dos caminhoneiros afetar o transporte coletivo em Blumenau. Há um grande risco de faltar combustível nos postos do município até sexta-feira (25/05/18).
Conversamos com o presidente do Seterb, Marcelo Althoff, para buscar esclarecimentos sobre o assunto. Ele disse que a concessionária possui reserva técnica de combustível para uma semana. Por enquanto as maiores preocupações são a duração da greve e o bloqueio dos grevistas no terminal de distribuição da Petrobrás em Itajaí. Sem a saída dos caminhões tanques de lá, é impossível abastecer os postos de combustíveis da região.
Pelo que a Blumob informou ao Seterb, Althoff acredita que até o final dessa semana não deve haver problemas. Mas se a situação de greve e bloqueio do terminal em Itajaí não mudarem, será necessária alguma outra medida. “Hoje ainda não estamos considerando essa hipótese”, afirmou o presidente.
Althoff disse que há uma troca constante de informações entre a autarquia e a concessionária. “A Blumob tem uma capacidade de reservação de até uma semana, sem depender de um novo contingente de combustível. Estamos com o sinal amarelo ligado e qualquer alteração que afete o transporte coletivo deve ser informada à população. A curto prazo, ainda não há nenhuma preocupação”, finaliza Marcelo.
Confira a entrevista na íntegra, sem edição