Blumenau intensificou os trabalhos de manutenção, limpeza e desobstrução das vias afetadas pela forte chuva da ultima quarta-feira (4/01/17). Equipes atuam no recolhimento de entulhos e desobstrução de tubulações, com foco principalmente na região Sul da cidade, mais afetada pela enxurrada. Segundo levantamento da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), os prejuízos com a chuva somam R$ 16.234.650. Deste montante, R$ 10.209.400 é de infraestrutura pública e o restante de imóveis particulares atingidos.
O secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen, explica que o trabalho de desobstrução das vias está concentrado nas regiões e ruas em que existe a passagem do transporte coletivo. “Nossas equipes trabalharão durante todo o final de semana e a partir de segunda-feira, dia 9, os trabalhos continuam com o reforço das equipes, uma vez que as empreiteiras que prestam serviços para a Prefeitura retornam suas atividades após o recesso do final de ano”, explica.
No final da manhã desta sexta-feira, dia 6, o prefeito em exercício, Mário Hildebrandt, se reuniu com os secretários de Serviços Urbanos e Defesa do Cidadão, além de representantes da URB e Secretaria de Desenvolvimento Social. O tema do encontro foi a atual situação da cidade após a enxurrada.
Desde a noite de quarta-feira, 253 ocorrências foram registradas, sendo que a grande maioria foram deslizamentos de terra. A previsão é que todas as ocorrências sejam atendidas até o meio-dia deste sábado, (7). Ao todo, seis famílias estão desalojadas em Blumenau.
No início da próxima semana um relatório será enviado a Secretaria do Estado de Defesa Civil, com o pedido de recursos para a recuperação das áreas atingidas. O prefeito em exercício explica que, com a chegada dos recursos, o objetivo será reconstruir o que foi atingido pela chuva. “O que pretendemos e buscar recursos para melhorar as tubulações que já existem. A região do Garcia infelizmente foi muito afetada e já tem um histórico de chuvas em grande quantidade. Precisamos trabalhar buscando amenizar o problema das enxurradas, tão comuns nessa época do ano”, destaca.
Fonte: SECOM/Blumenau