
A partir das 13h desta sexta-feira (20/03/20) começaram a ser colocados tubos de concreto em todos os locais que fazem divisa de Timbó com os municípios de Pomerode e Indaial. É uma das medidas previstas no Decreto de Emergência Nº 5.541, assinado no final da tarde de ontem (19) pelo prefeito de Timbó, Jorge Kruger.
Ele determina o bloqueio de todas as divisas com os dois municípios. A única exceção é a SC 477 onde será erguida a barreira com técnicos da Vigilância Sanitária.
O tráfego com os demais municípios o tráfego será normal por causa do Hospital OASE, que atende toda região. Já os municípios de Rodeio, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Dr. Pedrinho devem fechar suas fronteiras para fora de suas cidades e nas estradas que fazem a ligação com rodovias federais.
A decisão foi tomada após uma reunião por teleconferência com os prefeitos de todos os municípios envolvidos. O bloqueio nas divisas com os municípios de Indaial e Pomerode serão montados com tubos de concreto a partir das 13h. Na barreira da SC-477 poderão passar veículos de abastecimento, profissionais da saúde e das forças de segurança.
O Decreto também estabelece:
- Realização compulsória de exames médicos; testes laboratoriais; testes de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos;
- Permissão de adentrar nas residências, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro, determinar a pronta evacuação ou outras medidas;
- Usar de propriedade, inclusive particular, no caso de eminente perigo público ou em circunstâncias que possam provocar danos, prejuízos, ou que comprometa a segurança de pessoas, instalações, serviços e outros bens públicos ou particulares, assegurada uma posterior indenização, caso haja dano ao local;
- Eventuais contratos, parcerias e convênios que vencerem no período em que vigorar o presente decreto poderão ser prorrogados e/ou renovados enquanto durar o estado de emergência;
- A administração pública poderá utilizar dos recursos da Reserva de Contingência para suplementação de dotações orçamentárias, tendo como finalidade o pagamento de despesas inesperadas, decorrentes de situações imprevisíveis ou emergenciais.
Indaial também irá restringir o acesso ao município:
A Prefeitura de Indaial irá restringir pontos de entrada na cidade como uma ação de prevenção contra o Coronavírus. As entradas serão monitoradas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda de Trânsito.
Segundo o prefeito, André Moser, a ação é importante e necessária para que a comunidade tenha mais segurança e prevenção.