Prefeitura trabalha na cratera que abriu na frente da Teka, em Blumenau

Será feita uma obra de macrodrenagem com galeria e nova tubulação canalizando as águas até o Rio Itajaí-Açu. A obra é aguardada desde março de 2021.

Foto: Marcelo Martins

Segundo a prefeitura de Blumenau, já está em andamento desde a última semana a obra de macrodrenagem na Rua Paulo Kuehnrich, em frente à Teka, no bairro Itoupava Norte. O serviço é aguardado desde que a adutora rompeu no dia 15 de março de 2021 e abriu uma enorme cratera interditando metade da via.

A expectativa é que a solução definitiva seja a implantação dessa nova galeria de drenagem. Conforme a Secretaria Municipal de Obras (Semob) aquele ponto da via recebe um grande volume de água das ruas adjacentes do bairro Itoupava Norte. “Uma medida paliativa não bastava para solucionar este problema, por isso nossa equipe de engenharia se dedicou por meses buscando o melhor projeto para atender esta demanda legítima da comunidade”, salienta o secretário da pasta, Michael Maiochi.

Foto: Marcelo Martins

Os trabalhos na Rua Paulo Kuehnrich vêm ocorrendo simultaneamente na margem do Rio Itajaí-Açu e na própria rua, onde o primeiro anel da galeria já está montado. A obra em sua totalidade prevê a implantação de mais de 160 metros de uma nova tubulação, canalizando toda a água até o rio.

Após a finalização dos trabalhos, será realizada a recuperação do pavimento e das calçadas, conforme divulgado pela prefeitura. O investimento total é de R$ 4,7 milhões, com recurso viabilizado por meio do Plano 1000, do Governo de Santa Catarina.