De 2019 até março de 2024, a malha cicloviária aumentou de 103 para 136 quilômetros em Blumenau. A prefeitura divulgou que pretende aumentar mais 12 quilômetros até o final do mandato de Mário Hildebrandt, totalizando 145.
“Apesar da considerável expansão das ciclovias nos bairros, ainda temos algumas dificuldades em criar conexões, devido aos alinhamentos e ao gabarito das vias, que nem sempre dispõem do espaço suficiente para a implantação de uma pista paralela às faixas de rolamento”, destacou o secretário Municipal de Planejamento Urbano, Éder Boron.
Além da expansão da malha cicloviária, Blumenau tem trabalhado na questão da segurança viária, seja no controle de velocidade, seja na proteção da ciclovia. Segundo Boron, nas últimas obras concluídas, foram implantados tachões para delimitar o espaço destinado aos ciclistas. O secretário lembra que a falta de respeito por parte de muitos motoristas ainda é um grande problema; alguns chegam a transitar sobre a ciclovia.
O esforço foi reconhecido por André Jenichen, da ABC Ciclovias, durante um encontro na prefeitura, em que também participaram Boron, o prefeito Mário Hildebrandt e a vice, Maria Regina de Souza Soar. Para o representante da entidade, há a preocupação do poder público em implantar novas ciclovias e revitalizar as já existentes, além de medidas educativas. Isso tudo estimula o uso da bicicleta.
Conforme a Seplan, várias obras municipais estão em fase final de conclusão em 2024 e contribuirão para a expansão da malha cicloviária em várias regiões da cidade, como, por exemplo, a revitalização das ruas 2 de Setembro e Missões, além da própria Frederico Jensen, que em breve estarão à disposição da comunidade.
Se você é ciclista, deixe seu comentário nas redes sociais sobre como está a situação das ciclovias e ciclofaixas no município.