Texto: : Franciele Back / via PMB
A Prefeitura de Blumenau realiza diariamente a manutenção e limpeza dos três cemitérios municipais da cidade. Com a proximidade do Dia de Finados, 2 de novembro, os serviços de roçadas e recolhimento de flores envelhecidas se intensificam devido ao aumento de visitas. As Secretarias de Serviços Urbanos e de Saúde alertam para uma situação importante. A preocupação é com a proliferação do mosquito da dengue em virtude de vasos de flores com água serem depositados nos jazigos.
A Lei Complementar 172/1998 que regulamenta no município o que não deve ser feito. De acordo com o documento, o proprietário do túmulo é o responsável por conservar o jazigo limpo e em perfeito estado, não sendo permitida a existência de vasos ou recipientes que mantenham água parada. Mário César Vieira, gerente de Cemitérios, explica que as famílias podem preencher os vasos das flores naturais com areia para evitar a proliferação de mosquitos.
A gerente de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde, Eleandra Casani, comenta que “é necessário que os vasos tenham furos para não acumularem água da chuva nos recipientes”. Além disso, após o Dia dos Finados, será realiza um mutirão de limpeza em todos os cemitérios da cidade. “Mesmo com a orientação, ainda assim há pessoas que levam vasos fora do padrão. Tiramos os plásticos e a água desses recipientes e fazemos furos no prato dos vasos. Essa é uma ação em prol da saúde do cidadão”, explica.
Túmulos abandonados
Blumenau conta com três cemitérios municipais, localizados nas ruas João Pessoa, Bahia e Progresso. A Secretaria de Serviços Urbanos, responsáveis pelos serviços de manutenção destes espaços, vem realizando desde 2013 um levantamento sobre os túmulos abandonados. Conforme explica Mário, as famílias foram contatadas para regularizar a situação dos jazigos. “Estamos dando um prazo final até o dia 15 de dezembro para as famílias que ainda não se adequaram”, destaca.
No cemitério da rua João Pessoa existiam 225 túmulos abandonados e até o momento 135 já foram regularizados. Na rua Progresso, eram 333 jazigos em situação irregular e 180 já se adequaram às exigências da Secretaria de Serviços Urbanos. Na rua Bahia, já foram regularizados 138 dos 604 túmulos abandonados.
Os jazigos que estão em situação irregular constam em um documento disponibilizado no site www.blumenau.sc.gov.br, na página da Secretaria de Serviços Urbanos, e nos próprios cemitérios. Os proprietários dos túmulos que constam na lista devem procurar a Central Funerária, situada no andar térreo da Prefeitura de Blumenau, para resolver as pendências.