Projeto é voltado para crianças com idade entre 1 e 5 anos.
Texto: Talita Catie
A Secretaria Municipal de Educação realiza na quarta-feira, dia 4 de março, às 13h30, a aula inaugural de natação paralímpica para bebês. A apresentação acontece na piscina da Furb, situada no Campus I. A novidade é fruto de uma ampliação do projeto Paradesporto Escolar, que atende crianças e adolescentes com deficiência de todas as redes de ensino de Blumenau.
Para o primeiro dia de aula já são oito crianças – com idade entre 1 e 5 anos – inscritas. Segundo a coordenadora do projeto, Giselle Margot Chirolli, a capacidade de atendimento é de até vinte alunos. “As famílias interessadas em inscrever seus filhos devem procurar a Secretaria Municipal de Educação ou se informar diretamente no Centro de Educação Infantil (CEIs) onde a criança está matriculada”, orienta. A natação paralímpica será ofertada sempre às segundas e quartas-feiras, na Furb, parceira do projeto.
Para garantir a ampliação do Paradesporto Escolar para as unidades de educação infantil, a Prefeitura de Blumenau investiu na contratação de novos profissionais. Neste início de ano eles passaram por capacitação para trabalhar com este público específico. Giselle explica que a natação será a única modalidade esportiva ofertada às crianças dos CEIs, pois as demais atividades já são contempladas pelo projeto Linguagem do Movimento, que hoje abrange todos os 78 Centros de Educação Infantil da cidade.
“Este trabalho contribui para o desenvolvimento integral das crianças, oportunizando a ampliação das experiências e a inclusão nos mais diversos espaços e ambientes”, afirma a diretora de Educação Infantil, Patrícia Lueders. Para Giselle, além do importante papel de socialização, a prática da atividade física é indispensável para o desenvolvimento das capacidades motoras dos alunos. “Este trabalho é fundamental, pois envolve diversos movimentos essenciais das crianças. Isso reflete no seu desenvolvimento e dá a ela mais autonomia”, destaca a coordenadora do projeto.
Saiba Mais
O projeto Paradesporto Escolar foi criando em 2011 e em 2015 deve atender cerca de 200 alunos com deficiência das redes municipal, estadual e particular, matriculados no ensino fundamental e educação infantil. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Associação Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu), ele contempla crianças e adolescentes com aulas gratuitas de natação, bocha, atletismo, goalball, tênis de mesa e a partir deste também o judô. São polos de atendimento espalhados em todas as regiões da cidade.
via PMB