A Prefeitura de Blumenau, em parceria com o 10º Batalhão da Polícia Militar, realizou uma ação para avaliar denúncias de crimes ambientais na comunidade Vila Bromberg, no bairro Escola Agrícola. De acordo com as informações recebidas, proprietários estariam desmatando a área que compõe o Parque Natural Municipal Bromberg.
O local está sendo investigado por suspeita de crime ambiental de desmatamento, além da comercialização de lotes na área. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (5/10/21) com a participação das secretarias de Defesa Civil, de Planejamento Urbano (Seplan), do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Desenvolvimento Social (Semudes).
“O município está monitorando as ocupações irregulares pela cidade e, neste caso da Vila Bromberg, além do crime ambiental e da possibilidade de comercialização de lotes, há ainda a ocupação em área considerada como alto risco geológico, o que muito nos preocupa”, salienta o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.
A ação conjunta foi dividida em quatro etapas. A primeira, que já vinha sendo realizada, foi o mapeamento e a identificação das ocupações na área de preservação. O segundo momento foi a operação de notificação realizada na manhã de hoje (5), quando 18 famílias foram abordadas, com avaliação da localização e estrutura das moradias, além da área de entorno.
A próxima etapa, ainda sem data definida, será uma reunião com a comunidade, quando a Semudes fará uma avaliação socioeconômica de cada morador, identificando a possibilidade de inserção em algum programa social do município. A última parte da operação ocorre em 60 dias – prazo estabelecido na notificação – para desocupação total da área. A partir daí, a Semmas poderá avaliar medidas estratégicas para resgatar a área afetada com o desmatamento.
O Prefeito Mário Hildebrandt destaca o trabalho conjunto na busca da preservação ambiental, mas também na assistência às famílias que ocupam as áreas irregulares. “Cuidar da cidade e da vida das pessoas é também entender que intervir em momentos difíceis é necessário! E foi isso que fizemos nesta manhã na Vila Bromberg. Nenhuma das famílias ficará desassistida pelo município, mas entendo e preciso trabalhar pelo que é certo na gestão. O município cumpre a lei e seguirá cuidando da vida das pessoas, como é nossa principal missão”, ressaltou Hildebrandt.