Segundo a Prefeitura de Blumenau, 105 ruas da foram atingidas pela enchente nesta segunda-feira (9/10/23). O trabalho de limpeza da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), iniciou no período da tarde e segue pelos próximos dias.
O pico do Rio Itajaí-Açu foi de 10,19 metros às 6h. Desde então baixou lentamente, tanto que às 18h ainda estava 9,20 metros. Mas está reduzindo, é o que importa.
Além do serviço de limpeza, a equipe da Seurb tem atuado desde o início dos registros de ocorrência. Segundo o secretário Ricardo da Silva, a equipe retirou ainda mais de 90 barreiras que ocupavam vias públicas.
“Criamos um sistema de plantão em várias regiões diferentes. Deixamos equipamento pronto e, à medida em que as ocorrências chegavam na Defesa Civil, já éramos acionados e fazíamos a remoção. Em muitos casos, a comunidade nem sentiu o impacto porque conseguimos agilizar esse trabalho”, afirmou Ricardo.
Ocorrências
Desde o dia 4 de outubro, a Defesa Civil registrou 331 ocorrências. Destas, 209 foram de deslizamentos, sendo que cerca de 90 deles atingiram vias urbanas e chegaram a bloquear, totalmente ou parcialmente, a rua. Os dois casos mais significativos aconteceram em lados opostos da cidade.
Na Região Sul, uma barreira deixou a Rua Emílio Tallmann em meia pista durante dois dias. Foi necessário esperar uma análise da geologia para concluir o serviço com segurança. Outro caso foi na Rua Erwin Manzke, na Vila Itoupava, que foi totalmente retirada na tarde desta segunda-feira. Segundo a Seurb, todas as barreiras em vias públicas já foram removidas.