A Prefeitura de Blumenau iniciou a execução de mais um lote de ciclovias e ciclofaixas na área central da cidade, junto à Rua Nereu Ramos e Alameda Rio Branco, no bairro Jardim Blumenau. Os recursos para as obras são provenientes de financiamento entre o município e o Ministério das Cidades, por meio do programa federal PAC 2 Mobilidade.
Serão R$ 2,6 milhões investidos para a implantação de mais de dois quilômetros de trechos dedicados à circulação de ciclistas. As execuções contemplarão ainda uma revitalização geral, incluindo melhorias na pista e nos passeios de pedestres. O prazo previsto para a entrega das obras é de quatro meses.
Em fase de levantamento topográfico, os serviços de engenharia terão início nas ruas Hermann Huscher e Pastor Stutzer, avançando em direção à Rua XV de Novembro. Durante o período das obras, a comunidade precisa ficar atenta em relação a possíveis alterações temporárias no trânsito da região. Placas e cones de sinalização auxiliarão diariamente na orientação ao tráfego.
40 km de ciclovias
A Prefeitura prevê ao todo a realização de quase 40 quilômetros de novas rotas para usuários de bicicleta em Blumenau, com o PAC 2 Mobilidade. Até 2018, a expectativa é viabilizar mais quatro lotes de obras em diferentes bairros, expandindo o acesso à mobilidade alternativa por toda a cidade.
Atualmente, também está em andamento a implantação do primeiro lote, contemplando 10 km de vias para os ciclistas na região norte. Estão sendo executadas simultaneamente ciclovias nas ruas Ari Barroso, Frederico Jensen e Jacob Ineichen, na Itoupavazinha, além de passeio compartilhado na Rua Guilherme Scharf e de ciclofaixa na Rua Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central.
Por Denisse Lopes, da SECOM / Blumenau