Prefeitura garante exame de mamografia para mulheres acima de 40 anos

Mamografia Rede Fem Cancer (6)

Fotos: Luciano Bernz

Em Blumenau, mais de 50% dos diagnósticos de câncer de mama são de mulheres de 40 a 49 anos. Na manhã desta sexta-feira (31), último dia do Outubro Rosa, o prefeito Napoleão Bernardes e a Secretaria de Saúde, por meio da Política Municipal de Saúde da Mulher, assinaram o Protocolo de Rastreamento do Câncer de Mama. Ele garante o repasse de R$ 22 mil mensais para ajudar no pagamento das despesas da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que faz em média 700 atendimentos por mês.

O protocolo a ser implantado nas unidades de saúde do município, segue recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que sugere o exame de mamografia mesmo às mulheres que não apresentam qualquer tipo de sintoma da doença. O objetivo principal da Secretaria de Saúde, é ampliar a cobertura do atendimento de forma qualificada, humanizada e integrada. Em Blumenau, segundo o IBGE, existem cerca de 25 mil mulheres na faixa etária entre os 40 a 49 anos.

Mamografia Rede Fem Cancer (8)

A cerimônia de assinatura do protocolo, aconteceu na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, na Rua Itajaí nº 150; e contou com a presença de várias autoridades. Estavam presentes, o prefeito Napoleão Bernardes; vice-prefeito Jovino Cardoso Neto; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, Tatiana Regina Lenzi Alvise; secretária de saúde, Maria Regina de Souza Soar; vereador Marcelo Lanzarin (PSD) representando a Câmara Municipal; presidente do conselho curador do Hospital Santo Antônio, Odete Campestrini e o líder do governo na Câmara, vereador César João Cim (PP).

Mamografia Rede Fem Cancer (13)

Segundo o prefeito, o investimento é de mais de R$ 1 milhão por ano, mas é necessário para que se possa diagnosticar a doença precocemente. Paralelo à cerimônia, o vereador Marcelo Lanzarin (PSD), anunciou a aprovação nesta quinta-feira (30) do projeto de lei Nº 6713, de sua autoria, que garante esse direito às mulheres na faixa etária entre os 40 e 49 anos.

Mamografia Rede Fem Cancer (9)

Segundo o vereador, esse projeto garante a continuidade do protocolo, já que o mesmo pode ser alterado, o que não acontece com o projeto de lei.

“Esse protocolo vem complementar a lei que agora dá a garantia que as mulheres já tinham, de realizar a mamografia preventiva a partir dos 40 anos, e que foi restringido pelo governo federal, passando esse direito para mulheres somente acima dos 50. A lei foi aprovada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (30), e tenho certeza que com a sensibilidade do prefeito Napoleão, ele vai sancionar. E juntamente com o protocolo assinado hoje, vai dar toda a garantia às mulheres de continuar realizando a sua mamografia preventiva a partir dos quarenta anos. Pelo menos aqui no município. Infelizmente no âmbito federal o governo através do Ministério da Saúde, restringiu esse acesso. Mas Blumenau mais uma vez é pioneira e tenho certeza que serviremos de referência para todo o Brasil, mostrando que precisamos sim trabalhar com prevenção nesta questão do câncer de mama”. conclui o vereador.

Ao fim da cerimônia, as voluntárias da Rede Feminina se emocionaram enquanto cantaram uma música. A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, Tatiana Regina Lenzi Alvise, concedeu uma entrevista coletiva. Acompanhe.

Tatiana-R-L-Alvise

OBlumenauense: Qual é o número de mulheres com câncer na faixa etária dos cinquenta anos em Blumenau?

Tatiana R. L. Alvise: Bem, eu posso falar da Rede Feminina. Os dados que tenho são das pacientes que já tiveram câncer de mama e estão sendo tratadas aqui. Destas, 52% tem entre 40 e 50 anos.

OBlumenauense: Com a assinatura deste protocolo e a nova lei, os procedimentos irão continuar os mesmos ou muda alguma coisa?

Tatiana R. L. Alvise: Não muda nada. Os procedimentos irão continuar os mesmos e lembrando que a partir de hoje, volta a mamografia aos 40 anos. Fechamos o Outubro Rosa e o ano com chave de ouro. A nossa preocupação é realmente com a saúde da mulher. Então é muito melhor ela fazer esse diagnóstico precoce do que esperar o câncer aparecer para depois tratar. Isso é uma vitória para as mulheres de Blumenau.

OBlumenauense: Como foi recebida pela Rede Feminina a notícia do projeto de lei do vereador Marcelo Lanzarin?

Tatiana R. L. Alvise: Essa lei é muito válida, porque é mais uma segurança. Com o protocolo, temos a certeza que até o final da gestão do prefeito Napoleão isso será cumprido. Mas, no caso da saída dele, o próximo prefeito pode simplesmente dizer que não quer mais. Por isso essa lei assegura esse direito da mulher blumenauense.

Mamografia Rede Fem Cancer (5)

Mamografia Rede Fem Cancer (12)

Mamografia Rede Fem Cancer (10)

Mamografia Rede Fem Cancer (7)

Mamografia Rede Fem Cancer (15)

Mamografia Rede Fem Cancer (3)

Mamografia Rede Fem Cancer (2)