Fotos: Luciano Bernz | OBlumenauense
Às 15h desta terça-feira (23), o prefeito Napoleão Bernardes apresentou à imprensa uma nova proposta para ser apreciada pelos trabalhadores filiados ao Sindetranscol. Está convocada uma assembléia às 19h de hoje, para decidir se acatam ou continuam a paralisação. Estiveram presentes, as autoridades ligadas ao trânsito, assim como o Secretário de Comunicação Raimundo Mette.
Seguem abaixo, os pontos repassados para a imprensa:
– Bilheterias com porteiro na outra extremidade dos terminais Aterro, Fonte e Fortaleza. Nos terminais Aterro e Fonte elas serão em forma de container e também terão banheiros. No Terminal Fortaleza será reativada a bilheteria já construída.
– Central de monitoramento – Uma pessoa fará o monitoramento, no primeiro momento no Consórcio Siga, e diante de alguma demanda irá entrar em contato com a Polícia Militar. Esta medida entra em funcionamento até o final do mês. Mais tarde esta central estará diretamente conectada à PM.
– Melhoria na iluminação periférica – Todos os seis terminais urbanos estão passando por uma revisão na iluminação. Na última sexta-feira, dia 20, o Terminal Aterro recebeu melhorias na iluminação do estacionamento e das entradas e saídas dos ônibus. Até o final desta semana, o Terminal~ Fonte também ganhará reforço na iluminação. Medida que também será estendida para os demais terminais.
– Intensificação de rondas – PM intensificará rondas na área e agentes da Guarda Municipal de Trânsito terão maior presença nos terminais.
– Vigilantes – Contratação de dois vigilantes por terminal, um a cada turno de oito horas, benefício estendido para os seis terminais urbanos do município.
– Estações de Pré-Embarque – Fechadas das 23h às 6h da manhã. Ônibus circulam e há embarque e desembarque no ponto, porém fora da estação.
– Nova dinâmica pontos finais – Ônibus não mais ficarão parados nos pontos finais, mas chegarão a eles naturalmente em forma de roteiro circular. Ganho em agilidade e segurança. (Só há 21 de 94 pontos finais com parada atualmente. Os demais já funcionam de forma circular com sucesso)
* Esta última ficará em estudo de impacto social por 30 dias.