A Prefeitura de Blumenau é oficialmente uma das participantes do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, idealizado pela Estratégia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A adesão foi confirmada na última sexta-feira, dia 6 de agosto, quando o município foi aprovado por enquadrar nos pré-requisitos e recebeu o selo oficial.
Voltada a gestores de organizações públicas, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o combate à corrupção, subsidiando-os com orientações, treinamentos e mecanismos que podem ser utilizados para atender às necessidades de cada instituição. “Muito mais do que um selo, essa é uma confirmação legal de que estamos no caminho certo da transparência e da prevenção. Agora, aguardamos o plano de ação com as sugestões do programa para que possamos implementar novas metodologias e avançar ainda mais”, afirma a controladora-geral do município Marli Zieker Bento.
Os órgãos participantes passaram por um diagnóstico quanto às práticas já utilizadas para a detecção e prevenção da corrupção. A partir disso, os gestores terão acesso a um plano de ação específico, com sugestões e propostas que poderão ser implantadas em sua instituição.
A ação nacional é patrocinada pelo Tribunal de Contas (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), com coordenação e execução em estados e municípios pelas Redes de Controle da Gestão Pública.
Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith [SECOM/BNU]