Blumenau é uma cidade privilegiada em recursos hídricos. Apesar da aparente abundância de água, é importante rever a maneira como os rios e ribeirões têm sido tratados. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) destaca que a conservação de um rio ou ribeirão começa pela preservação de sua nascente.
Para a Semmas, medida para garantir a preservação da água é o enriquecimento de vegetação que cerca uma nascente, uma vez que funciona como uma barreira viva de proteção, salientando que é fundamental preservar a vegetação já existente. Alguns dos principais vilões que levam à diminuição do volume e da qualidade da água dos rios e ribeirões são os desmatamentos das encostas e o uso inadequado dos solos.
Para o secretário da Semmas, André Moura da Cunha, a população pode ajudar a preservar rios e nascentes por meio do correto descarte de lixo. As bitucas de cigarro, por exemplo, podem provocar queimadas, enquanto o acúmulo de materiais nas encostas pode mudar o volume de água dos rios.
Segundo ele, é importante ainda reduzir a poluição proveniente de fossas, currais, chiqueiros e galinheiros. Além disso, evitar jogar nos ribeirões móveis como sofás, geladeiras e colchões, já que no final do ano a maioria da população efetua troca de móveis de suas residências, evitando desta forma contaminações da água.
“Tudo é preciso consciência. Afinal, a água é um recurso natural insubstituível e que deve ser valorizado e utilizado, porém sem excessos” diz André, lembrando que denúncias podem ser feitas pelo 156 ou plantão da fiscalização da Semmas pelo número (47) 99266-9747.
Assessor de Comunicação: Joni César