A Prefeitura de Blumenau recuperou mais três áreas atingidas por deslizamentos durante a catástrofe de 2008. Sob investimento de R$ 2 milhões, as obras trouxeram a tranqüilidade de volta à rotina da rua Petrolândia, no Água Verde, da rua Doutor Pedrinho, na Itoupava Central, e à Via Expressa, nas proximidades da passarela da Rua José Augusto Maba, na Itoupava Norte.
Em diferentes bairros, um pacote de melhorias firmado por meio de convênio entre a administração municipal e o governo federal está viabilizando 17 construções em benefício direto à segurança de mais de três mil pessoas. Os recursos, garantidos através do Ministério das Cidades, somam um investimento total de cerca de R$ 13 milhões.
Até o momento, outras quatro contenções já foram concluídas, junto às ruas Eduardo Schwartz e Henry Mill, no Fortaleza; Otto Marquardt, no Garcia; e Londres, na Itoupava Norte. Também cinco obras seguem em andamento e mais cinco estão por iniciar.
As contenções têm por objetivo estabilizar as encostas, recuperando o local afetado e impedindo a ocorrência de novos deslizamentos. Em Blumenau, as principais soluções fazem uso de técnicas de como solo grampeado, cortinas atirantadas, muros de arrimo e drenagem pluvial, além da proteção vegetal com hidrossemeadura.
Suporte à comunidade
Paralelamente às obras, acontecem reuniões periódicas com os moradores das áreas contempladas, sob intuito de manter a população informada sobre os detalhes das intervenções e estimular o cuidado com o meio ambiente.
Por meio do Programa de Trabalho Técnico Social (PTTs), coordenado pela Secretaria de Obras, também são desenvolvidas ações socioeducativas em cada região, com oficinas e palestras, visando à prevenção a novos desastres.
Por Denisse Lopes, da SECOM / Blumenau
Rua Doutor Pedrinho, bairro Itoupava Central
Via Expressa, nas proximidades da passarela da Rua José Augusto Maba, bairro Itoupava Norte