Nesta quarta-feira (14/07/21), a Prefeitura de Blumenau assina termo de aditivo com o Instituto Gene, que recebe anualmente um investimento de R$ 300 mil do poder público para o custeio das atividades, para que esse aporte financeiro também seja estendido à manutenção do Centro de Inovação de Blumenau (CIB), bem como apoio às empresas que atuam no local.
A cerimônia será no andar térreo do CIB (espaço do Café Offcina), às 16h, e vai contar com a participação do prefeito Mário Hildebrandt, e visa ampliar o escopo de atividades geridas no local. Na oportunidade, o chefe do executivo também fará visita nos estabelecimentos. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), que gerencia os recursos financeiros junto ao Instituto Gene, a medida atende a disponibilizar melhores condições financeiras às empresas, focando na sua manutenção e evolução no município.
Com mais de 4 mil metros quadrados de área em cinco pavimentos, o CIB conta com 30 empresas atuantes na cidade com um total de 200 pessoas. É coordenado pelo Instituto Gene e tem como proposta permitir que pessoas e empresas focadas em inovação e empreendedorismo possam incrementar o setor, fomentando atividades positivas à cidade. Em sua pauta de atividades, o CIB conta com a capacitação e a prospecção de novos negócios no município, além de intensificar as pesquisas científicas e tecnológicas da cidade.
“O CIB é uma conquista de Blumenau e é referência regional para o avanço do ecossistema de inovação e do empreendedorismo”, diz o secretário da Sedec de Blumenau, Sylvio Zimmermann. “Blumenau é uma ótima cidade para fazer negócios, empreendedora e dinâmica. Conta com diversos setores organizados que trabalham diretamente para a prosperidade das pessoas”, reforça.
Instituto Gene
Constituído por uma oferta integrada de espaços, equipamentos, serviços e eventos de apoio à criação, o Instituto Gene tem como premissa o desenvolvimento e consolidação de empresas, permitindo que os empreendedores se foquem na concretização da sua proposta de valor e na introdução dos seus produtos e serviços no mercado.
Com isso, possibilita a geração de empresas inovadoras, bem como a consolidação do papel da pesquisa como propulsora da inovação, além do aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional e ainda a inclusão social por meio da difusão do acesso às novas tecnologias. Na prática, tem como missão estimular diretamente o empreendedorismo e apoiar empresas e projetos inovadores em prol da cidade.
Por Joni César [SECOM/BNU]