O Festival Brasileiro de Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas ficarão sob responsabilidade do município de Blumenau. A informação foi confirmada em nota pela prefeitura no final da tarde desta terça-feira (30/04/24) e envolve um impasse com a Ablutec (Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura), que vinha organizando os eventos.
A administração municipal informou que as marcas dos dois eventos são de propriedade da cidade e, por isso, resolveu intervir. A decisão foi tomada na semana durante uma reunião no gabinete do prefeito Mário Hildebrandt, com a presença do secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, e outros membros do colegiado.
Uma das ideias é conceder à iniciativa privada, através de licitação, que seguirá os mesmos moldes do contrato firmado entre a Oktoberfest e a Cervejaria Spaten. A Prefeitura informou que existem débitos de locação da atual empresa organizadora com o Parque Vila Germânica, referentes às últimas edições dos eventos.
A Secretaria de Turismo e Lazer e o Presidente do Parque Vila Germânica deixaram claro que enquanto esses valores não forem quitados, a empresa não poderá mais organizar eventos nas dependências do parque. O próximo passo é definir como será feita a gestão dos dois eventos.
A Ablutec respondeu com a seguinte nota:
A Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), recebeu com surpresa e indignação a nota publicada no portal da Prefeitura Municipal de Blumenau, afirmando que “a partir de agora o Festival Brasileiro de Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas serão de responsabilidade do município”.
A entidade não reconhece a Prefeitura de Blumenau como “proprietária dos eventos”, já que o Festival é realizado há 15 anos e o Concurso há 13 anos pela Ablutec – e em nenhum momento destas edições houver qualquer processo de concessão. A Ablutec também desafia o executivo municipal a provar sua titularidade no registro das marcas do Festival e do Concurso, como afirmou em nota de sua iniciativa.
Por fim, em resposta à acusação de pendências financeiras, comunicamos à opinião pública que é a Prefeitura que tem dívidas com a Ablutec, visto que não cumpriu lei municipal 8.791/2019 (aprovada pela Câmara de Vereadores em 31 de outubro de 2019) que estabeleceu um repasse de R$ 1 milhão à entidade.
Nas últimas semanas, a Ablutec vem tentando dialogar com o poder público, com reiterados pedidos de agenda protocolados e não encontrou qualquer disposição por parte da Prefeitura.
A Ablutec, na justa e legítima defesa do evento, de seus expositores e de seu público, está ingressando com as medidas jurídicas possíveis contra as decisões da Prefeitura de Blumenau.