Prefeitos que representam a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) se reuniram, na tarde desta segunda-feira (13/02/23), em Florianópolis, com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert. O encontro foi acompanhado pelos deputados estaduais Napoleão Bernardes e Egídio Ferrari e tratou da importância da continuidade dos repasses das obras já contratadas pelo Plano 1000 para os municípios.
A comitiva entregou um relatório técnico com um levantamento de obras, que foram pactuadas junto ao Governo do Estado na gestão do ex-governador Carlos Moisés. De acordo com o documento, que apresenta exclusivamente as já iniciadas e com primeiras parcelas repassadas, os compromissos assumidos pelo Estado envolvem um investimento de R$ 259 milhões na região.
Deste montante, R$ 185 milhões ainda estão pendentes de pagamento, o que corresponde a 72% do total. Atualmente, os repasses dos valores estão suspensos por questões administrativas, em virtude da mudança de governo, e legais, por força de uma decisão do Ministério Público de Santa Catarina. Como consequência, prefeitos relatam que estão tendo que paralisar frentes de trabalho e demonstram preocupação com os prejuízos decorrentes de possíveis depreciações.
“São obras importantes, como a ligação entre os municípios de Indaial e Ascurra, acontecendo graças ao Plano 1000 e nosso pedido é que isso tenha prosseguimento”, destacou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, que é o atual presidente da AMVE.
Ele lembrou que todos os municípios presentes na reunião possuem obras já paradas ou em vias de interrupção devido à descontinuidade dos repasses. “Precisamos que esses recursos continuem sendo depositados. Reforçamos ao secretário que o Plano 1000 não se trata de um ou outro governo, mas sim de uma ação de Estado em prol da população”, destacou em seu discurso.
Prefeitos e deputados presentes na reunião firmaram com o secretário Siewert o compromisso de que, no mês de março, o Governo do Estado anunciará o cronograma de repasses para as obras já em execução nos municípios. O titular da Fazenda informou que trabalha na elaboração de um cronograma de desembolsos, o qual deve ser apresentado em março.
Para o deputado Napoleão, o resultado do encontro foi positivo e traz a perspectiva de que o impasse seja equacionado gradualmente. “O secretário Cleverson foi muito solícito e compreendeu a angústia dos prefeitos. São obras de grande vulto e importância para o desenvolvimento urbano e social do Vale Europeu. Continuarei auxiliando os municípios e acompanhando de perto o desenrolar dessa situação”, afirmou.
Além de Blumenau, participaram da reunião a prefeita de Benedito Novo, Arrabel Murara; os prefeitos de Ascurra, Arão Josino; Brusque, Ari Vequi; Indaial, André Moser; Rio dos Cedros, Jorge Stolf; Timbó, Jorge Krüger; o prefeito em exercício de Pomerode, Chico Hass e o diretor-executivo da Amve, Cassio Quadros.