Prefeito de Weingarten inspirou os participantes da reunião na ACIB nesta quarta (28)

ACIB-Weingarten_02

Fotos: Josiane Longhi

Na tarde desta quarta-feira (28), a Acib (Associação Empresarial de Blumenau) recebeu a comitiva da cidade irmã de Weingarten, Alemanha. Formada pelo prefeito Markus Ewald, a coordenadora de Relações Internacionais do Município, Marion Erne, e a responsável pelas ações do clima, Marga Fischer; o objetivo do encontro foi promover a aproximação das duas cidades do ponto de vista econômico e comercial. Um dos pontos que chamou atenção, foi o processo que levou o despertar da cidadania em sua cidade, onde cidadãos até então indiferentes viraram ativos participantes das decisões. Segue abaixo um resumo básico.

ACIB-Weingarten_07
Ex-prefeito Félix Theiss, descreveu como foi o início do contato com a cidade de Weingarten, há 40 anos atrás. Nos últimos três anos, o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, tem sido essencial na retomada desse contato.

Markus Ewald, lembrou que a  relação de amizade entre as duas cidades data do início da década de 70, na época em que Félix Theiss era prefeito de Blumenau. Os participantes da reunião comentaram que o Brasil tem se fechado ultimamente ao comércio internacional, diferente de outros anos, e os problemas econômicos e de parcerias que isso tem criado.

Sobre nossa cidade, ele elogiou a resposta rápida da defesa civil durante as cheias da semana passada, assim como a alegria e receptividade das pessoas na Oktoberfest. Durante a estadia chamou sua atenção os problemas com a mobilidade, com ruas cheias de carros, mas considerou muito positivo o corredor de ônibus e lembrou que em Weingarten o uso do ônibus é muito maior que o de carros.

ACIB-Weingarten_01

Weingarten tem 26 mil habitantes, uma forte economia e duas universidades com um total de 7 mil estudantes.  Há interesse em desenvolver programas de intercâmbio acadêmico. Ele citou o exemplo de estudantes vindos do Paquistão, Índia, China, mas nenhum da América do Sul. Para vencer a dificuldade em falar o alemão, nos dois primeiros anos diversos cursos são ministrados em inglês. “A região de Blumenau tem um grande potencial em tecnologia, indústria automobilística e robótica. Seria importante para os jovens que querem atuar nessa área, aproveitassem a oportunidade e fizessem um estágio na Alemanha. Às vezes você precisa de alguém que ajude a abrir as portas. Meu interesse principal é ajudar essa juventude a ter essa possibilidade. Fico surpreso pelo interesse em inovação que vi aqui. Mas mudança só acontece com gente”, apontou.

ACIB-Weingarten_04

O conselheiro da Acib Félix Theiss disse que é pouco o que se faz hoje para aproveitar as potencialidades de parcerias com a Alemanha e ressaltou a importância de fomentar esse tipo de negócio, tanto na área comercial e econômica, quanto cultural e acadêmica. A discussão do grupo também entrou no tema do planejamento urbano e possibilidades da Alemanha colaborar com Blumenau nesta área.

ACIB-Weingarten_Hans-Prayon

Para Hans Prayon, cônsul honorário da Alemanha,o encontro com o prefeito alemão superou suas expectativas. “Ele  tem uma visão muito mais humana da cidade, em termos de qualidade de vida e meio ambiente. Também nos traz a mensagem de iniciarmos um trabalho para despertar  cidadania, que começou faz 10 anos, em que 8 foram ao longo do seu mandato. Weingarten conseguiu com que o cidadão tivesse mais influência nas decisões do destino da cidade, do que os políticos, um grande desafio. Markus ficou surpreso com os problemas de mobilidade, já que quando chegamos em Blumenau ficamos quase 15 minutos presos no trânsito. Mas também, de forma positiva, com os corredores de ônibus”, concluiu.

Parceria para o clima

Blumenau foi uma das 50 cidades do mundo escolhidas pelo governo alemão para participar do evento “50 Parcerias Municipais para o clima”. Já foram realizados dois encontros, um na cidade de Manágua, capital da Nicarágua, e outro em Weingarten, na Alemanha. O responsável pelas articulações internacionais do Município e presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, é quem coordena as ações referentes à parceria em Blumenau, acompanhado do secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, e do diretor de Geologia, Maurício Pozzobon.

O objetivo do governo da Alemanha, por meio do Ministério Federação da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), que financia a operação, é transferir tecnologia e abrir parcerias nas áreas de meio ambiente, mitigação de eventos climáticos extremos e desenvolvimento sustentável. “Por meio do intercâmbio de especialistas municipais, as parcerias desenvolvem programas de ação concretos, definem objetivos e medidas e alocam recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, explica Sylvio Zimmermann Neto.

A conclusão do planejamento deve ocorrer até o final de 2016. Após esse período, o projeto prevê transferência de tecnologias e parcerias técnicas em diversas áreas. O financiamento fica sob responsabilidade da Engagement Global, uma ONG contratada pelo governo alemão, que tem como objetivo fortalecer o compromisso com a política de cooperação para o desenvolvimento. Outros parceiros do programa são o Grupo de Trabalho Agenda 21 (LAG 21), que contempla 120 municípios, distritos, associações e iniciativas da Renânia do Norte – Vestfália, e o Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo (SKEW), que oferece serviços e consultoria sobre os temas: comércio justo, compras governamentais justas, migração e desenvolvimento, municípios globalmente sustentáveis e parcerias municipais.

ACIB-Weingarten_06

ACIB-Weingarten_03

ACIB-Weingarten_09