No final da tarde desta terça-feira (29/11/22), o prefeito de Timbó, Jorge Kruger, decretou “Situação de Emergência” em função das áreas afetadas pelas cheias. Além de todos os transtornos e prejuízos causados pelo transbordamento dos rios Cedros e Benedito, a medida se faz necessária pela imediata intervenção do poder público para recuperar as estruturas e reestabelecer a normalidade.
Após uma reunião com membros entre as Defesas Civis do Estado e do município, foi emitido um novo alerta máximo para mais chuvas e deslizamentos de terra. A previsão é de chuva entre 80 e 150mm do início da noite desta terça-feira e amanhã.
“Este grande acumulado de chuvas favorece o deslizamento de encostas e as cheias. O nível dos rios deve voltar a subir rapidamente e causar novos alagamentos”, explica o coordenador da Defesa Civil, Fábio Melere.
Com o risco grande dos rios Cedros e Benedito saírem novamente da calha, pede-se atenção, principalmente dos moradores de residências que são atingidas dentro da “cota de enchente” de 7,5m. Na medição das 20h, o Rio Benedito estava com 5,2 metros acima do normal.
O órgão lembra a população para ficar alerta com alguns sinais de deslizamento de terra, como árvores ou postes inclinando em direção à residência, rachaduras nas paredes e estalos no barranco, ou infiltrações nos taludes.