Prefeito de Blumenau assina decreto que proíbe manifestações políticas no desfile de 7 de Setembro

A intenção seria estabelecer medidas para garantir o civismo e a segurança no evento.

O prefeito Mário Hildebrandt assinou na terça-feira (3/09/24) o Decreto 15.627, que definiu as regras para o Desfile de 7 de Setembro em Blumenau. Segundo nota, o objetivo da medida é reforçar o civismo e celebrar a Independência do Brasil. Entre as principais regras, é a proibição de manifestações políticas, eleitorais ou de qualquer natureza que não estejam diretamente relacionadas à data comemorativa.

De acordo com o documento, estão vetadas manifestações verbais ou escritas que sejam ofensivas, de cunho político ou que tratem de assuntos alheios ao contexto da celebração. Também é proibido o uso de sistemas de sonorização volante e a realização de demonstrações ou ações que possam comprometer a segurança dos presentes ou atrasar o andamento do desfile, salvo em situações previamente autorizadas pela organização.

Podem participar do evento órgãos e instituições públicas, tanto civis quanto militares, bandas de fanfarra, escolas de todos os níveis, universidades, grupos culturais e associações assistenciais, além de escoteiros.

O desfile será organizado em blocos. O primeiro será composto por instituições militares e seus derivados, como a Polícia Militar, o Exército e grupos de veteranos. Em seguida, desfilarão as instituições de ensino, como Centros de Educação Infantil, escolas e universidades. O terceiro bloco reunirá órgãos civis e militares de segurança pública, incluindo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. Por fim, entidades culturais, assistenciais, bandas de fanfarra e escoteiros encerram a atração.

A regulamentação busca assegurar que o desfile mantenha seu caráter cívico e ocorra sem transtornos, proporcionando uma celebração à altura da data comemorativa.