Balneário Camboriú entrou em estado de emergência nesta quinta-feira (16/01/25) após as fortes chuvas que atingiram a região. A prefeita Juliana Pavan assinou o Decreto nº 12.034/2025, que autoriza a mobilização do Plano Emergencial de Respostas aos Desastres, a convocação de voluntários e campanhas para arrecadação de recursos.
De acordo com o monitoramento meteorológico divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina às 11h15, em apenas 6 horas foi registrado um acumulado de 122,6 mm de precipitação pluviométrica.
As principais avenidas do município estão interditadas, e todos os bairros apresentam pontos de alagamento. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, Segurança Pública e o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) estão atuando em diversas frentes para minimizar os impactos e garantir a segurança da população. O Corpo de Bombeiros transferiu equipamentos de socorro para a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e solicitou reforços.
Uma família precisou abandonar sua residência na Rua Pica-pau devido à gravidade da situação. Três abrigos emergenciais estão sendo preparados pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família para acolher moradores desalojados. Eles localizados nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.
A orientação é para que os moradores permaneçam em casa. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 153 ou 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.
O tempo irá permanecer instável, com condição para chuva contínua, de moderada a forte intensidade, nas regiões litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais.
Impactos nos serviços de saúde
As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Estados, Barra, Vila Real, São Judas, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras estão com os atendimentos suspensos, assim como o Centro Odontológico Especializado (COE) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) na Quinta Avenida.
Pacientes com sintomas leves podem utilizar o serviço “BC + Saúde” pelo número 0800 888 6556. Já quem tinha consultas ou exames marcados deve procurar as unidades na sexta-feira (17) para reagendamento.
Cultura e serviços públicos afetados
Os alagamentos atingiram o Teatro Municipal Bruno Nitz e a Galeria de Artes, anexos à Fundação Cultural. Na Casa dos Conselhos, o atendimento presencial foi suspenso devido à interrupção do acesso. O público pode utilizar o e-mail bccasadosconselhos@gmail.com para atendimento, enquanto a diretoria de relações comunitárias está disponível pelo e-mail marcelo.damiao@hotmail.com.
Turismo e infraestrutura
Na Passarela da Barra, dois elevadores foram desligados preventivamente devido a goteiras, enquanto outros dois continuam operando. O Posto de Informação Turística (PIT) permanece em funcionamento, mas o atendimento ao público no Centro de Controle Operacional (CCO) está temporariamente suspenso. Os serviços administrativos na sede da Secretaria de Turismo seguem ativos.
A situação segue sendo monitorada pelas autoridades, que reforçam a importância da colaboração da população para enfrentar os desafios trazidos pelas chuvas.