Predomínio de nuvens no decorrer do dia, com condições para chuvisco fraco e isolado

Subida da ponte do Tamarindo, bairro Itoupava Seca | Foto: Júlio Pollhein
Subida da ponte do Tamarindo, bairro Itoupava Seca | Foto: Júlio Pollhein

 

A temperatura neste momento (7h20) em Blumenau é de 17,8°C; a mais baixa registrada nesta terça-feira (17/10/17), cuja máxima prevista é de 24°C. O rio Itajaí-Açú mede 1,17 m e a umidade relativa do ar está em 88,4%.

Predomínio de nuvens no decorrer do dia e condições para chuvisco fraco isolado a qualquer momento do dia devido à circulação marítima. Ventos predominantes de nordeste/leste.

Santa Catarina – Persiste a condição de tempo seco no Estado, favorecendo o predomínio de sol. Variação de nebulosidade no norte do Estado, com chance de chuva fraca e isolada no período noturno e amanhecer. Temperatura em elevação, principalmente no Oeste. Vento Nordeste a Norte, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Litoral. Sistema de alta pressão com centro no oceano, altura sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima para o norte.

 

Quarta-feira (18)

Blumenau – A circulação marítima perde força favorecendo mais aberturas de sol bem como a elevação da temperatura, que durante a tarde oscila entre 28 e 30ºC. Mínima durante a madrugada variando de 18 a 20°C e ventos fracos de noroeste a sudeste.

Santa Catarina – Sol e algumas nuvens com aumento de nebulosidade, no decorrer do dia, no sul do Estado. A temperatura segue alta em todas as regiões, passando de 30ºC à tarde, principalmente no oeste e sul. Vento Nordeste a noroeste, moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (19)

Blumenau – O sol aparece entre nuvens favorecendo a elevação da temperatura máxima que oscila em torno de 32°C. A partir da tarde uma frente fria no mar e um sistema de baixa pressão no continente favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com algumas trovoadas. Temperatura mínima entre 19 e 21°C e ventos fracos a moderados de noroeste a sudeste.

Santa Catarina – Chuva a partir da madrugada no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, devido à chegada de uma frente fria, melhorando no decorrer do dia. A chuva atinge as demais regiões no final do dia. Em todas as regiões, chuva acompanhada de descarga elétrica e risco de temporais localizados. Temperatura declínio significativo, devido à nebulosidade e a uma massa de ar mais frio que avança para o sul do Brasil. Vento Nordeste a noroeste, passando a sul, moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (20)

Blumenau – Tempo instável com condições para chuva fraca a moderada, isolada e de forma ocasional, devido a um cavado. Temperaturas mínimas entre 17 e 19ºC e máximas variando de 23 a 25ºC. Ventos fracos a moderados de nordeste virando para noroeste.

Santa Catarina – Sol com pancadas de chuva e descarga elétrica isolada, à tarde e noite, em todas as regiões. Risco de temporais localizados no oeste. Temperaturam em elevação à tarde, principalmente no Oeste. Vento Sudeste a Nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (21)

Blumenau – A formação e deslocamento de um sistema de baixa pressão por SC favorece a ocorrência de chuva, sobretudo durante a madrugada e manhã com intensidade moderada e trovoadas. Temperaturas mínimas entre 17 e 19ºC e máximas variando de 23 a 25ºC. Ventos fracos a moderados de nordeste virando para noroeste.

 

Tendência para SC, entre 21 a 30 de outubro de 2017

O período inicia com chuva em SC, nos dias 21 e 22/10, devido à passagem de outra frente fria, seguida de declínio da temperatura entre os dias 23 e 24/10. Nos dias seguintes, indicativo de novo período com chuva em torno do dia 27/10, com a passagem de outra frente fria. Em geral, as chuvas no período serão mais intensas no oeste e norte do Estado.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram