A Praça do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) de Blumenau, inovou ao aprimorar sua ferramenta de atendimento aos Microempreendedores (MEI) através do WhatsApp. Ao adicionar o telefone (47) 3381-7982, os usuários são recepcionados por um robô autoexplicativo que auxilia no esclarecimento de processos, fornecendo passos detalhados, cartilhas, vídeos e áudios para cada tipo de consulta.
A iniciativa, com apenas quatro meses de implementação, já registrou 11 mil atendimentos. As opções mais acessadas são: “Débitos/negociação”; “Nota Fiscal” e “Formalização MEI”.
No mês de maio foram 2.404, em junho 2.313, em julho 1.793 e agosto contabilizou a marca de 4.952 solicitações recebidas, praticamente o dobro dos atendimentos presenciais registrados em agosto, que somaram mais de 2.500.
Márcia Regina de Carvalho, encarregada pela gestão da ferramenta, ressalta o comprometimento com a experiência do usuário: “A ferramenta passa por atualizações constantes, tanto legais quanto baseadas nas interações dos usuários. Para quem enfrenta desafios com o atendimento automatizado, oferecemos a opção de conversa em tempo real com um servidor.”
A equipe da Praça do Empreendedor ainda esclarece que o número do WhatsApp é exclusivo para mensagens. Para aqueles que preferem o contato pessoal, o atendimento presencial continua no 1º andar, sala 1.006, do Shopping Park Europeu, das 8h às 18h.
Entre as opções do atendimento automatizado pelo WhatsApp da Praça do Empreendedor estão:
1 – Pagamentos (Parcelamento e DAS / Declaração Anual de Faturamento)
2 – CND – Certidão Negativa de Débitos
3 – MEI (Abertura, Alterações e Baixa)
4 – Manuais e instruções para facilitar a gestão do MEI
5 – Notas Fiscais – Cadastramento e Emissão de Notas Fiscais
6 – Sou Contador/Empresa
7 – Vigilância Sanitária
8 – Quero ser fornecedor para a Prefeitura
9 – Agenda de Consultorias na Praça do Empreendedor de Blumenau
90 – Sebrae