A população em Situação de Rua em Blumenau receberá tratamento dentário nesta sexta-feira (2/03/23). As consultas de avaliação serão realizadas no Centro Pop, das 7h30 até 11h10, por 16 estudantes da 7ª fase do Curso de Odontologia da FURB, acompanhados pelo professor e Diretor do Curso de Odontologia Marcio Rastelli.
Os estudantes serão divididos em oito duplas, todos munidos de EPI’s e materiais como abaixadores de língua descartáveis. Eles irão atuar de forma supervisionada, enquanto um examina o outro anota em prontuário.
A ideia é que neste primeiro atendimento se faça uma triagem da condição bucal da população em situação de Rua. De posse da situação de cada paciente, iremos agendar a continuidade dos tratamentos odontológicos numa das clínicas da FURB, no Campus 3, caso haja necessidade de tratamentos mais prolongados, serão realizados até o dia 30.06″, destaca Marcio Rastelli.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMUDES), da faculdade de odontologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) para este público que está em acompanhamento social no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
“O nosso trabalho aqui no Centro Pop consiste em fazer o resgate da dignidade da pessoa humana e da cidadania, incutindo valores e sentimento de pertencimento na sociedade, proporcionando a essa população autonomia para a reintegração social”, afirma a coordenadora Luciana Coelho. Ela ressalta que a principal função do Centro POP é proporcionar um atendimento humanizado, além de fortalecer os vínculos, o convívio, a socialização e tornar acessível os serviços oferecidos.
Além do acolhimento diário de pessoas em situação de Rua, o Centro POP oferece alimentação, higiene pessoal, atendimento e acompanhamento psicossocial , repassa cobertores, roupas e faz o encaminhamento para o serviço de abrigo. No local também são realizadas oficinas e atividades terapêuticas com os usuários.
Centro POP
Endereço: Rua Rudolf Roedel, 63, bairro Salto Weissbach, em Blumenau
Horário: 7h às 16h
Telefone: (47) 3381-6509